Peregrinos a caminho de Fátima

Peregrinos a caminho de Fátima

Um grupo de quase 60 peregrinos ligados aos Salesianos do Funchal, do Porto e de Lisboa, e dois italianos, estão a caminho de Fátima para a peregrinação aniversária de outubro.

A iniciativa começou com a celebração da Missa do Peregrino, no dia 5 de outubro, na igreja dos Salesianos do Funchal, com a bênção do grupo, do terço, do colete e da t-shirt que cada elemento está a usar durante a peregrinação. Os 40 participantes madeirenses juntaram-se aos restantes elementos do Porto, de Lisboa e Itália em Lisboa. No dia 8 de outubro, pelas 4 horas da manhã, deram início à caminhada. Diariamente, o grupo vai fazer uma média de 30 a 40 quilómetros.

Para o coordenador da peregrinação, o salesiano Pe. António Marcelino, também se trata de uma ocasião para celebrar e agradecer o Jubileu da Esperança. O Pe. António descreve o grupo como heterogéneo: “O mais novo tem 16 anos de idade, o mais velho tem 75. Um grupo muito alegre, cooperante e bem-disposto”.

O grupo já se encontra em Santarém e parte agora para as três últimas etapas até ao Santuário de Fátima.

No domingo os peregrinos chegam a Fátima e irão participar nas celebrações do programa oficial do Santuário que serão presididas por D. Claudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira, Moçambique. As celebrações começam no dia 12, com a Procissão Eucarística no Recinto de Oração, às 17h30. À noite, às 21h30, O presidente da peregrinação dá início à celebração com a bênção das velas e o Rosário na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas, a Celebração da Palavra e Procissão do Silêncio. Durante a noite, haverá Vigília de Oração. Na manhã do dia 13, haverá a Procissão Eucarística, às 7 horas, e Rosário, às 9 horas, na Capelinha, seguindo-se a Missa, que inclui a Bênção dos Doentes. A peregrinação encerra com a Procissão do Adeus.

A peregrinação de outubro assinala a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova de Iria a 13 de outubro de 1917. É habitualmente uma das peregrinações com maior participação de fiéis, logo depois da celebração de maio.

Artigos Relacionados