Escolas Salesianas implementam E-Scola

Escolas Salesianas implementam E-Scola

As Escolas Salesianas estão a implementar neste ano letivo uma nova plataforma Moodle própria. O E-Scola junta materiais didáticos e ferramentas de comunicação com os professores, colaboração, avaliação e gestão para cada disciplina e para cada turma.

Como parte da Proposta Educativa da Escola Salesiana, a iniciativa E-Scola faz parte do investimento na inovação pedagógica, na aproximação entre escola e família, e na criação de ambientes de aprendizagem colaborativos, digitais e significativos.

Para a Equipa Provincial da Área Educativa das Escolas Salesianas, o primeiro objetivo do E-Scola é melhorar as aprendizagens e os resultados escolares dos alunos. Mas, ao mesmo tempo, promover a autonomia, a responsabilidade e o gosto pela aprendizagem, e familiarizar os alunos com novas práticas pedagógicas digitais.

A implementação do novo E-Scola está a ser feita gradualmente, na primeira fase o uso da plataforma vai fazer parte do dia a dia, no apoio ao estudo e na organização do trabalho dos alunos, com o apoio dos professores, em cada escola e em cada disciplina. Numa segunda fase, o E-Scola funcionará como um espaço de partilha de recursos entre as várias escolas salesianas, com conteúdos, materiais e exercícios acessíveis aos alunos e aos professores das várias casas.

O E-Scola tem várias vantagens como a criação de um espaço de trabalho online para cada disciplina e turma; a disponibilização de recursos, como fichas, apresentações, vídeos, links, etc.; a realização de exercícios e tarefas com acompanhamento personalizado; a diversificação de processos de avaliação e feedback; e comunicação personalizada entre alunos e professores.

Para Marco Dias da Silva, Coordenador da Área Educativa das Escolas Salesianas, a colaboração dos Pais e dos Encarregados de Educação irá contribuir para o sucesso da implementação, seja no incentivo ao uso da plataforma em casa, no desenvolvimento da autonomia digital e do sentido de responsabilidade dos alunos, e no acompanhamento da aprendizagem pelos Pais e Encarregados de Educação.

“Estamos certos de que este passo contribuirá para reforçar o compromisso das Escolas Salesianas como uma educação integral, inovadora e de qualidade, centrada no desenvolvimento pleno de cada aluno”, afirma o responsável.

Artigos Relacionados