D. Ivo Scapolo condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo

D. Ivo Scapolo condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo

D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal, foi condecorado pelo Presidente da República. Com quase 72 anos de idade, D. Ivo Scapolo pediu a renúncia do cargo e abandona a carreira diplomática ao serviço da Santa Sé.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou no dia 3 de julho D. Ivo Scapolo, decano do Corpo Diplomático em Portugal, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

No dia 23 de maio último, o Papa Leão XIV aceitou a renúncia de D. Ivo Scapolo. Na ocasião a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma nota em que agradeceu “a presença de D. Ivo Scapolo entre nós durante os últimos seis anos como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”, e recordou o acompanhamento do Núncio Apostólico durante a visita do Papa Francisco a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Numa entrevista à Rádio Renascença, conduzida pela jornalista Aura Miguel, D. Ivo Scapolo recordou “cinco anos e meio muito intensos”. “Como núncio também tive o privilégio de viver momentos extraordinários, durante a JMJ, ao receber o Papa Francisco aqui, na Nunciatura”.

D. Ivo Scapolo nasceu em Pádua, a 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote em 1978. Em 1984 entrou no serviço diplomático da Santa Sé. Trabalhou nas nunciaturas de Angola, de Portugal, como secretário, no final da década de 1980, e dos Estados Unidos da América. Exerceu funções na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano. O Arcebispo italiano foi também Núncio Apostólico na Bolívia (2002-2008), no Ruanda (2008-2011) e no Chile (2011-2019). Em agosto de 2019 foi nomeado pelo Papa Francisco para Núncio Apostólico em Portugal, tendo tomado posse em novembro desse ano.

Com quase 72 anos de idade, D. Ivo Scapolo abandona Portugal e retira-se do serviço diplomático da Santa Sé.

Fotografia de entrada: Cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal

Fotografia: Rui Ochoa/Presidência da República

Artigos Relacionados