D. Ivo Scapolo: Novo núncio apresenta Cartas Credenciais

D. Ivo Scapolo, de 66 anos, é o novo embaixador da Santa Sé em Lisboa.

No dia 22 de novembro, o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, apresentou Cartas Credenciais ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em cerimónia de gala, estando presente a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, bem como altas figuras do seu Ministério e da Casa Civil do Presidente da República.

A cerimónia foi precedida de um cerimonial reservado ao Núncio Apostólico, como embaixador da Santa Sé e decano do Corpo Diplomático.

Na Praça do Império, frente aos Jerónimos, passou revista à guarda, seguindo para o Palácio de Belém com escolta de honra a cavalo.

Nos jardins do Palácio, foi prestada a saudação protocolar à Bandeira Nacional e execução dos Hinos nacionais.

Acompanhado pela Chefe do Protocolo de Estado e outras individualidades acedeu à Sala dos Embaixadores e, às 12 horas, em frente de Sua Excelência o Presidente da República, entregou as Cartas Credenciais, marcando assim o início da sua missão diplomática.

A Igreja em Portugal alegra-se com as excelentes relações mantidas ao longo dos anos com o Estado Português, no respeito mútuo e sempre dinâmico da Concordata celebrada entre os dois Estados. 

Fotografias: Presidência da República

Artigos Relacionados