Fotografias: Assembleia da República

Alunos dos Salesianos do Funchal participaram no Parlamento dos Jovens

Três alunos dos Salesianos do Funchal participaram na sessão nacional para o Ensino Básico do Parlamento dos Jovens. Este ano a iniciativa teve como tema “Novas Tecnologias, oportunidades e desafios para os jovens”.

Nos 30 anos do Parlamento dos Jovens, Martim Gonçalves e Maria Ávila, como deputados, e Isabel Teixeira, como jornalista inscrita para a sessão, alunos dos Salesianos do Funchal, participaram na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, nos dias 12 e 13 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

O programa Parlamento dos Jovens simula uma sessão parlamentar com debate, na generalidade e na especialidade, de propostas apresentadas pelos círculos eleitorais, redação final e votação. A sessão nacional reuniu alunos e professores de 66 escolas e teve a presença do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que presidiu à abertura solene do plenário no dia 13.

Os jovens deputados tiveram a oportunidade de apresentar e debater as propostas do círculo da Madeira e dos vários círculos eleitorais. No final, o Parlamento dos Jovens do Ensino Básico apresentou a sua recomendação à Assembleia da República. No documento de 14 pontos os alunos elegeram para a proposta necessidades como literacia, ética, formação, melhoria de equipamentos e acesso à internet, a criação de uma lei que estabeleça a obrigatoriedade de divulgação do uso da Inteligência Artificial, um banco de recursos gratuito e fidedigno de conteúdos educativos, e uma plataforma digital para a integração linguística, cultural e social em ambiente escolar dos jovens migrantes.

A sessão nacional concluiu o processo que envolveu mais de 136.000 jovens, de 580 escolas inscritas no ensino básico, do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa.

O encerramento da sessão nacional coube à antiga deputada da AR e fundadora do programa Parlamento dos Jovens, Julieta Sampaio. O programa Parlamento dos Jovens teve início em 1995 por iniciativa de Julieta Sampaio, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade e dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. É também uma forma de promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimular a argumentação e fazer ouvir as propostas dos jovens junto dos órgãos do poder político.

Fotografias: Assembleia da República

Artigos Relacionados