CanSat Portugal 2023: Alunos dos Salesianos de Lisboa levaram dois satélites à final do concurso

Duas equipas dos Salesianos de Lisboa chegaram à final do concurso CanSat Portugal, projeto educativo do European Space Education Resource Office Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia.

Entre os dias 26 e 30 de abril, decorreu em Ponte de Sor, Portalegre, a final nacional da 10.ª edição do CanSat Portugal. Com organização da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Agência Espacial Europeia, o CanSat Portugal é uma prova nacional em que alunos do ensino secundário de todo o País projetam e constroem um modelo funcional de um microssatélite com as dimensões de uma lata de refrigerante.

Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

Cada satélite tem que cumprir uma missão primária, que implica a medição da temperatura do ar, pressão atmosférica e a transmissão por telemetria, a cada segundo, dos parâmetros medidos para a estação terrestre; e uma missão secundária, definida por cada equipa.

Duas equipas dos Salesianos de Lisboa marcaram presença na final com os satélites “CanACork” e “Hermesat”.

Equipa “CanACork” dos Salesianos de Lisboa
Elementos da equipa “HermeSat”

O “CanACork”, da equipa constituída por Carolina McVey, Duarte Cruz, Manuel Tenazinha, Maria Pagará, Marta Silva e Vicente Santos, tinha como objetivo a análise do potencial da utilização de cortiça na criação de satélites com menor impacto ambiental e recuperação de desperdícios energéticos.

O “HermeSat”, satélite desenvolvido por Afonso Martins, António Nunes, Joana Teixeira, João Bessa, Sofia Dias e Teresa Varandas, propôs-se analisar o impacto na aterragem da utilização de um sistema de amortecimento apoiado por uma “almofada” magnética e sua possibilidade de utilização em outros planetas como forma de otimização de futuros sistemas de “aterragem”.

Leia também  Salesianos de Lisboa: mais um prémio literário 

Os alunos, orientados pelos professores Filipa Monteiro, Rui Costa e Rui Dias, viveram cinco dias de intenso trabalho e cooperação, quer no seio das suas equipas quer entre equipas, procurando afinar ao máximo todos os pormenores para o sucesso das missões.

No último dia, em nome do júri, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, anunciou os vencedores entre as 15 equipas. Para além do prémio principal, atribuído à equipa “EDER SAT”, da Escola Secundária José Saramago de Mafra, que irá representar Portugal na European CanSat Competition, foram entregues outros prémios. O “HermeSat” foi distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa.

Sendo esta uma edição especial, a comemoração da 10.ª edição, foram também apresentadas as missões científicas extraconcurso, especialmente preparadas para este evento, levadas a cabo pela equipa do júri, pelos membros da equipa técnica e de apoio ao Cansat, e por uma equipa de professores que integrou os professores dos Salesianos de Lisboa Rui Costa e Rui Dias. Foram momentos lúdicos em que se promoveram aprendizagens e se demonstrou o potencial das missões CanSat.

Fotografias: ESERO

Artigos Relacionados