Brasil: Ordenação sacerdotal do salesiano Adail Brito, indígena piratapuia

No Brasil, na igreja paroquial dedicada a São Miguel Arcanjo, em Iauareté, município de São Gabriel da Cachoeira, na Amazónia brasileira, foi ordenado sacerdote salesiano o Pe. Adail Brito, indígena piratapuia.

D. Edson Taschetto Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, foi o bispo ordenante. Também participaram na cerimónia o Pe. Jefferson Luís, Superior da Província Salesiana do Brasil-Manaus, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora.

As presenças missionárias salesianas entre os povos indígenas da região do Rio Negro começou em 1915. Em 1914, a Santa Sé confiou aos Salesianos a Prefeitura Apostólica do Rio Negro e os primeiros Salesianos chegaram à região no ano seguinte, estabelecendo a sede para a nova missão em São Gabriel da Cachoeira. Em seguida, espalharam-se por toda a região, abrindo escolas, oratórios, centros para a juventude, obras para os jovens em situação de risco, centros profissionais, paróquias e, mais recentemente, também a Faculdade Universitária Salesiana, sem que fosse deixada de lado a presença missionária entre os indígenas.

Atualmente, os Salesianos da região trabalham nas arquidioceses de Manaus, Belém e Porto Velho e nas dioceses de São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Ji-Paraná. O trabalho com os indígenas é realizado nas missões de São Gabriel da Cachoeira e de Santa Isabel do Rio Negro, além de outras seis comunidades indígenas, onde têm escolas, oratórios e obras sociais dedicadas às crianças e jovens.

Artigos Relacionados