Antigos Alunos celebram 150 anos da Associação com sessão comemorativa “online”

Celebrou-se no dia 24 de junho o Dia Mundial do Antigo Aluno de D. Bosco. Em 1870, Carlo Gastini e um grupo de outros colegas foram visitar D. Bosco a Valdocco para lhe agradecer a educação recebida, oferecendo-lhe um conjunto de xícaras de café, em sinal de agradecimento.

Essa visita marca o início do movimento dos Antigos Alunos que ao longo dos 150 anos que em 2020 se celebram tem-se consolidado e espalhado por todo o mundo.

Os Antigos Alunos (AA) de Portugal não quiseram deixar passar a data em claro e reuniram-se – virtualmente, como as circunstâncias exigem – para uma sessão comemorativa, que decorreu no próprio dia 24, pelas 21h30.

A sessão, que reuniu cerca de 50 pessoas, contou com vários Salesianos que muito nos honraram com a sua presença, para além de antigos alunos da grande maioria das presenças salesianas de Portugal.

Depois do acolhimento e das boas-vindas, os presentes puderam escutar as mensagens do Ir. Dominic Nam, recentemente nomeado Delegado Mundial para os AA, e do Pe. Joaquim Taveira, que presente na sessão saudou todos os AA, enquanto seu Delegado Nacional.

O presidente da Federação Portuguesa, Celso Nogueira apresentou uma reflexão sobre o “Perfil do Antigo Aluno para o séc. XXI”, nas suas dimensões pessoal, pastoral e profissional, e apresentou alguns dos desafios que se colocam aos AA para os anos mais próximos.

A sessão teve também lugar para a partilha, com os testemunhos da Mafalda Batalheiro (Lisboa), do João Fialho (Évora) e do Henrique Laureano (Manique).

Nas suas intervenções destacaram a importância do pátio e da sua familiaridade, o acolhimento e o espaço de relações proporcionado pela Casa Salesiana e a educação como “uma questão de coração” que distingue o modelo salesiano do restante sistema educativo. A riqueza destes testemunhos ficou completa com a intervenção do colega Jaime Lucas, que partilhou com todos como os AA do Funchal, com uma grande vitalidade mantêm uma presença muito participativa e ativa no arquipélago da Madeira.

Leia também  Viver e ser parte de um sonho: O oratório sois vós

Os AA de Cabo Verde que fazem também parte desta família, “estiveram presentes” através da partilha de um vídeo por eles feito para celebrarem também a sua gratidão por terem passado pela Escola Salesiana.

Seguiu-se uma mensagem dirigida pelo Pe. Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde. Das suas simpáticas palavras destaca-se o desafio lançado aos Antigos Alunos de Portugal para que apoiem a criação de um Oratório (Centro Juvenil) em Cabo Verde, no Mindelo, onde os Salesianos desenvolvem a sua missão, e onde esta estrutura permitirá apoiar muitos jovens com carências sociais e educativas.

O encontro terminou com a recitação da Oração do Antigo Aluno e a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, dirigida a todos pelo Pe. Anibal Mendonça.

Desta forma celebraram-se os 150 anos do movimento dos Antigos Alunos e deu-se início ao ano jubilar que decorrerá até ao dia 24 de junho de 2021.

Obrigado D. Bosco…

Obrigado Salesianos…

Artigos Relacionados