“Escuta! Levanta-te” é o tema do ano 2020/2021 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde, e marca o início de uma nova caminhada rumo às Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Lisboa em 2023.
É um enorme momento para a Igreja em Portugal, mas será tanto maior quanto mais intensa e profunda for a caminhada que nos leva até lá e que ganhará mais arrojo na continuidade de tudo o que lançarmos a partir de agora.
Neste sentido, procurámos, uma vez mais, perspetivar o caminho. E sentimos que podemos seguir as pegadas de Jesus apontadas pelo Papa Francisco ao longo dos três anos. Já desde o primeiro ano, a Palavra de Deus comunica-nos: ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14).
Compreendemos, com este mandato tão claro e direto de Jesus, que o primeiro passo para levantar-se é deixar-se levantar por Jesus, aquele que ergue na relação. O triénio começa assim com uma dimensão de aprofundamento da vida espiritual através da escuta da voz do Senhor. Escutar o mandato de Jesus, dar-lhe uma atenção prioritária que fortalece a vivência de intimidade, leva a que a concretização desse mandato de “levantar-se” aconteça de imediato e com sentido.
Neste primeiro ano, centramo-nos no “escutar”, provocados por aquele “eu te digo”. Esta ordem de Jesus parece fundamental. É dele que parte a iniciativa. Percebendo o acento vocacional, somos convidados essencialmente a focar-nos mais na oração como fonte da missão. Todos queremos partir, mas primeiramente necessitamos aprender para onde ir. O apelo é “Escuta!” Inspirado também na dinâmica do chamamento dos doze Apóstolos: “Chamou os que Ele queria e foram ter com Ele. Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar…” (Mc 3, 13-14).
Encontramos nesta “escuta” a dimensão do caminhar acompanhado, na riqueza do próprio caminho, nos elementos que se apresentam durante o caminho… Por isso, cuidar o acompanhamento e fazer a própria experiência de deixar-se acompanhar, em ter alguma pessoa de referência que ajuda, muda a forma de vida.
Percebemos neste convite à disponibilidade para a “escuta” que existem também outros tempos e momentos em que Jesus comunica. E isso sucede na riqueza de quem fala em Seu nome e também nos revela o “eu te digo, levanta-te”.
Materiais de apoio
A Delegação Provincial de Pastoral Juvenil Salesiana preparou, como habitualmente, uma série de recursos de apoio para os educadores dos ambientes salesianos. Faça download através dos links abaixo.