Salesianos em Missão: combater a pobreza pela Educação

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza recordamos o trabalho desenvolvido pelos Salesianos, que se dedicam, em todo o mundo, a transformar realidades difíceis através da educação e da solidariedade.
Para os Salesianos, combater a pobreza não é apenas um ato de assistência, mas um processo integral que começa na escola – onde se planta a semente da esperança – e se estende para além das salas de aula, criando oportunidades de uma vida digna e de um futuro cheio de possibilidades.

A pobreza é mais do que falta de recursos: é ausência de oportunidades, de educação e de sentido de futuro. Presentes em 133 países, os Salesianos de Dom Bosco trabalham, diariamente, para mudar essa realidade, com um método simples e eficaz — educar com coração.

Com mais de 5500 escolas e centros juvenis e cerca de mil programas de formação técnico-profissional espalhadas pelo mundo, os Salesianos oferecem, a milhares de crianças e jovens, a possibilidade de ver as suas vidas transformadas.

Do Burundi ao Brasil, da Nigéria a Timor-Leste, multiplicam-se as iniciativas que unem formação, solidariedade e fé.

No Burundi, por exemplo, o Lycée Don Bosco de Buterere reabriu portas para centenas de jovens sem acesso à escola. No Brasil, a Oficina Pais e filhos fortalece os laços familiares e aproxima as famílias. Em diversos países africanos como o Ruanda, programas técnico-vocacionais permitem a jovens em risco aprender ofícios e construir novas oportunidades de vida.

O princípio é o mesmo em todo o lado: dar ferramentas, não esmolas. Cada escola, oficina ou projeto missionário é uma semente de dignidade.

Portugal: presença que cuida e transforma

Em Portugal, o compromisso dos Salesianos com a erradicação da pobreza concretiza-se, sobretudo, através do trabalho do Solsal – Solidariedade Salesiana. Pensado para ir ao encontro das necessidades das crianças, adolescentes e jovens, em situações de especial vulnerabilidade, bem como para apoiar as suas famílias nos processos de educação e desenvolvimento, este serviço acompanha cerca de 800 pessoas por ano, oferecendo não apenas ajuda material, mas também acompanhamento educativo, familiar e psicológico.

As equipas locais trabalham em articulação com escolas, paróquias e centros juvenis, com foco especial em situações de risco, perigo ou exclusão social.

Para potenciar ainda mais o alcance e a eficácia do seu compromisso social, os Salesianos em Portugal lançaram a plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, que é a plataforma de angariação de fundos da Fundação Salesianos. Através desta plataforma, torna-se possível fortalecer redes de apoio, promover iniciativas de solidariedade e envolver a comunidade num esforço coletivo em favor de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Pobreza que se enfrenta com presença

Mais do que programas ou estatísticas, a resposta salesiana passa por uma atitude: estar presente. O Sistema Preventivo de Dom Bosco — baseado na razão, religião e amor — continua a ser o eixo de toda a intervenção.

Cada escola é um espaço de crescimento integral. Cada centro juvenil, um refúgio seguro. Cada educador, uma oportunidade para crescer.

Num mundo que continua a gerar desigualdades, os Salesianos acreditam que a educação é o ato mais revolucionário e transformador que existe.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o convite é claro: continuar a plantar esperança, levando dignidade e futuro às comunidades mais vulneráveis.

Artigos Relacionados