Reconstruir e renascer: Depois do Tsunami

Mensagem do Reitor-Mor aos leitores do Boletim Salesiano.

A pandemia mudou a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e connosco mesmos. Precisamos de reconstruir e renascer com mais solidariedade e consciência para nos refazermos de uma calamidade silenciosa, marcada pela dor, pelo confinamento, pelo luto, pelo medo.

O que faria Dom Bosco hoje?

Começo com um pequeno conto sapiencial: Um funâmbulo havia esticado uma corda, a uma altura considerável, no amplo mercado. Em primeiro lugar haviam-se exibido alguns malabaristas, mas o seu espetáculo havia durado mais do que o previsto e a praça ficara envolvida pela obscuridade. A exibição do equilibrista realizar-se-ia sob a luz de um refletor.

Na penumbra, o artista não se apercebeu de que um rapazinho o havia tranquilamente seguido para cima pela escadinha e quando deu os primeiros passos na corda encontrou-o atrás de si.

«Que fazes aqui?», perguntou-lhe. «Quero andar contigo na corda». «Não tens medo?»

«Enquanto estiver contigo, não». Os espetadores suspendiam a respiração.

O funâmbulo pôs o pequeno às cavalitas e para o distrair da altura, da obscuridade e do perigo das vertigens, disse-lhe: «Olha como são belas as estrelas lá em cima! Põe os olhos bem fixos nas estrelas!» E enquanto o menino contemplou a luz das estrelas cintilantes, não pensou no perigo dos passos hesitantes sobre a corda fina, na profundidade por baixo deles e deixou-se transportar na corda por toda a largura da praça.

Dom Bosco seria o primeiro a “subir à corda” com os rapazes e os jovens. Seria o primeiro a estar presente, fazendo uso de toda a sua criatividade, capacidade, competências para mover, preventiamente, os jovens à esperança, acreditando neles, dando-lhes protagonismo, falando a cada um da alegria de viver e de crescer em harmonia, formando-os no compromisso corajoso com e para os outros, sobretudo os mais necessitados.

Eis a esperança neste tempo: a oportunidade de crescer e aprender juntos como equipas de estudantes, famílias, docentes e especialistas. Devemos valorizar o que ganhámos com esta crise (ambiente melhor, vida mais lenta, estar juntos como família) e como foram criativos e inovadores tantos professores ao responder rapida e eficazmente, por exemplo com o digital.

As coisas serão diferentes e nós queremos que sejam. Nada é como antes: a vida, os laços, o espaço e o tempo. Não queremos voltar onde estávamos, mas queremos mudar para melhor, inovar, criar, acreditar em nós mesmos, nos nossos recursos, na educação como fator de mudança.

Leia também  31 dias com Maria: Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima

Precisamos de criatividade para criar novos paradigmas e novas respostas. A audácia de uma vida que é portadora de algo verdadeiramente novo. Precisamos de sonhar uma nova vida que se torne realidade, porque a tarefa é árdua e durará muito tempo. Não bastam improvisações, mas a segurança de um testemunho, a alegria da nossa esperança, a segurança do nosso acreditar. Mais do que nunca, a nossa presença e o nosso testemunho são necessários. E mais do que nunca os jovens que não podemos deixar sós (nunca, mas ainda menos agora!): esperam-nos de braços abertos, para viver mais uma vez a sua vida, com a força de um amor capaz de superar tudo, porque em tudo isto, só o amor pode triunfar! Devemos sonhar de novo o sonho dos jovens.

Espero que tenhamos aprendido a estar mais conscientes da conexão humana, mais determinados a educar bem todas as crianças e jovens, mais conscientes do poder da amabilidade humana e mais concentrados a trabalhar com as famílias e as organizações para educar para o futuro.

Com método salesiano, que significa:

Acolhimento completo e cordial. Os diálogos de Dom Bosco com os jovens revelam a sua capacidade de acolhimento pleno e cordial, elemento fundamental da relação educativa salesiana. Num modelo de comunicação informal, situacional e amigável, Dom Bosco chega ao coração, superando as barreiras de “distanciamento social” (“Faz com que todos aqueles que falam contigo se tornem teus amigos” (MB X, 1085) e deste modo todos se sintam acolhidos e amados (cada rapaz sentia-se o preferido de Dom Bosco”). No crescimento humano, o importante é que o indivíduo seja protagonista da sua vida e da sua história.

Sintonia e abertura empática. Dom Bosco recomenda aos seus salesianos a proximidade aos jovens, rica de atenções e de gentileza.

Conhecimento do jovem e das suas possibilidades. Segundo a pedagogia de Dom Bosco, o jovem pode sempre encontrar dentro de si recursos pessoais que, postos em jogo, juntamente com a “graça”, o levam a propor e atingir novas metas de melhoria e conquista de si.

Leia também  Ministério de Catequista: uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo

Experiência educativa e pastoral na vida quotidiana. O acompanhamento educativo realiza-se na vida quotidiana do pátio, por exemplo, o espaço (informal) por excelência para conhecer e acompanhar os jovens. O extraordinário acontece no ordinário. Nos momentos de trabalho e de diversão numa relação de conhecimento recíproco, muitas vezes também de intensa amizade, que prepara para a confiança, para a dedicação e para a docilidade (“Faz-te amar, não temer”).

Ambiente educativo e estilo familiar. Procurando imitar aquilo que experimentava na sua família, Dom Bosco quer transferir este espírito familiar para a vida quotidiana de Valdocco. A convivência entre os educadores e as crianças devia ser semelhante à dos pais e filhos.

A tecnologia não pode substituir os docentes; a educação continuará (e deveria ser) uma atividade de alta intensidade e de interação humana. No futuro, o desafio principal será, portanto, o de encontrar o justo equilíbrio entre sustentar a adoção de instrumentos digitais e continuar a investir no fator humano.

A prevenção como sistema. O conceito de “prevenção” adotado por Dom Bosco não é de natureza puramente “assistencial” e “protetora”. É “promocional”, visa o “aumento de potência” para superar os fatores negativos que podem destruir a pessoa.

No caso da COVID-19, são necessárias novas estratégias educativas para sensibilizar e preparar os estudantes, que serão os futuros cidadãos, para buscar soluções que tenham em conta o respeito pela vida, pelo desenvolvimento sustentável e pelo compromisso ético.

O acompanhamento pessoal como direção espiritual: a santidade. O educador de Dom Bosco não se limita ao humano, mas vai ao espiritual. O seu fim é a felicidade total (“o Paraíso”). E para este fim vai “até à temeridade”: andar na corda é sempre difícil e arriscado, mas aos ombros de Dom Bosco avançamos sem medo para o futuro. Tendo os olhos bem fixos nas estrelas do Céu.

Valdocco, Itália: No primeiro aniversário do Museu Casa Dom Bosco, no dia 8 de setembro, o Pe. Ángel Fernández Artime inaugurou as duas últimas salas do museu, dedicadas aos Santos da Família Salesiana
Pordenone, Itália: O Reitor-Mor recebeu, no dia 9 de setembro, o “Selo da Cidade de Pordenone” entregue pelo Presidente da Câmara, Alessandro Ciriani. Uma homenagem à Congregação Salesiana pela sua presença na cidade desde 1924
Pordenone, Itália: O Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, junto com a Comunidade Salesiana e os Fiéis de Pordenone, concelebrou a Santa Missa. O primeiro diretor da obra salesiana de Pordenone foi o Pe. Renato Ziggiotti, V Sucessor de Dom Bosco
Roma, Itália: O Reitor-Mor e Grão-Chanceler da Universidade Pontifícia Salesiana, celebrou no dia 14 de outubro a Eucaristia na igreja “Santa Maria da Esperança”, adjacente à universidade. De seguida presidiu à abertura do Ano Académico 2021-2022 da UPS com o novo reitor Pe. Andrea Bozzolo, sdb, nomeado em junho passado

Publicado no Boletim Salesiano n.º 589 de Novembro/Dezembro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados