Reconciliação e paz: Consagração da Humanidade ao Imaculado Coração de Maria

Editorial do Boletim Salesiano n.º 592 de maio/junho de 2022

No passado dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa Francisco, juntamente com todos os Bispos do Mundo, confiou e consagrou solenemente a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia, ao Coração Imaculado de Maria.

Inspirado na mensagem de Nossa Senhora em Fátima, a Rainha do Rosário, o Papa pediu à Mãe do Céu para que desperte em nós a necessidade de rezar e amar, inspire projetos e caminhos de reconciliação, traga de volta ao mundo a concórdia de Deus, apague o ódio, acalme a vingança, ensine o perdão, alcance a paz para o mundo. Ela que sabe “como desfazer os emaranhados do nosso coração e desatar os nós do nosso tempo”.

Recorde-se que, com a mediação da Beata Alexandrina da Costa, salesiana cooperadora portuguesa, o Papa Pio XII, em 31 de outubro de 1942, também consagrara o Mundo ao Coração Imaculado de Maria, para obter o dom da paz durante a Segunda Guerra Mundial.

Com esta iniciativa, o Papa Francisco elevou a tragédia desta guerra horrível de um patamar político, militar e de urgência humanitária, para um plano muito superior e decisivo, o do coração humano e da sua vida em Deus. Não se tratou de um rito mágico, um botão que se carregue e que resolva tudo de repente, sem esforço. Foi, antes, mais um forte apelo à fraternidade universal e à comunhão entre os homens. Compreendendo quem somos aos olhos de Deus, descobrimo-nos irmãos. É o único caminho para a paz.

“Mulher do sim, sobre Quem desceu o Espírito Santo, trazei de volta ao nosso meio a harmonia de Deus. Dessedentai a aridez do nosso coração, Vós que «sois fonte viva de esperança». Tecestes a humanidade para Jesus, fazei de nós artesãos de comunhão. Percorrestes os nossos caminhos, guiai-nos pelas sendas da paz. Que por vosso intermédio se derrame sobre a Terra a Misericórdia divina e o doce palpitar da paz volte a marcar as nossas jornadas. Amen”.

Fotografia: Cardeal Konrad Krajewski presidiu ao ato de consagração na Capelinha das Aparições © Santuário de Fátima

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados