De 28 de julho a 3 de agosto
No final da Missa de Envio da JMJ Lisboa 2023, o Papa Francisco lançou-nos um convite: encontrarmo-nos em Roma, em 2025, para viver o Jubileu — uma celebração especial convocada pela Igreja, também chamada de Ano Santo. É um período de graça, um tempo de renovação espiritual, reconciliação e missão, em que somos chamados a peregrinar, atravessar as Portas Santas e renovar o nosso compromisso com o Evangelho. A mensagem, apesar de rápida e envolta em aplausos, ficou nos nossos corações. E agora vai tornar-se realidade.
De 28 de julho a 3 de agosto, 120 jovens do Movimento Juvenil Salesiano de Portugal rumarão a Roma. Seremos parte de uma multidão vinda de todo o mundo, unidos pela Esperança. Este encontro será especial, não só pelo significado profundo que carrega, mas, também, por ser o primeiro grande encontro dos jovens com o novo Papa, Leão XIV. Estaremos com ele para dizer que pode contar connosco, que queremos continuar a construir uma Igreja viva, missionária, acolhedora.
Vamos como peregrinos de esperança, à procura de sentido e fé, num mundo que tantas vezes nos rouba a confiança e o entusiasmo. Vamos para afirmar que temos um lugar na Igreja e que queremos ocupá-lo com coragem e autenticidade. Roma chama. E nós dizemos: “Estamos aqui!”