XXV Jogos Nacionais Salesianos vão encher a cidade de Mirandela no fim de semana

Hoje, pelas 21h30, cerimónia de abertura dos Jogos Nacionais no Parque Império de Mirandela. De 27 de abril a 1 de maio, decorre nos Salesianos de Mirandela a XXV edição dos Jogos Nacionais Salesianos que vai levar a Mirandela mais de três mil pessoas.

Uma das maiores festas do desporto em Portugal está a chegar a Mirandela e, durante cinco dias, promete agitar toda a cidade que verá a sua população aumentar cerca de 30% com os 1650 participantes, mil acompanhantes e mais de 250 voluntários, num total de perto de três mil pessoas esperadas pela organização, que integra a Fundação Salesianos e a Câmara Municipal de Mirandela.

As competições desportivas ocorrem em vários escalões, nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, ténis de mesa, natação e xadrez e são também um meio de evangelização, já que partem da intuição educativa de D. Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens. Os Jogos são momentos que possibilitam a interação entre as diversas escolas fomentando as relações pessoais, convívio, partilha e a amizade.

A organização garante que está tudo preparado e conta bater o recorde de participantes das anteriores 24 edições. Mas, para o padre Paulo Pinto, o importante é que a organização já ganhou a mobilização de todos para o evento. “É impressionante, porque ninguém negou qualquer ajuda”, afirmou emocionado ao jornal Mensageiro de Bragança.

Para a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, a iniciativa traz mais-valias à cidade. Ao jornal a autarca afirmou a vontade de receber bem os partipantes dos JNS e reforçou o orgulho da cidade em ter em Mirandela a obra salesiana, “uma casa que faz parte da cidade e dos seus valores, muito interventiva a nível da nossa comunidade, e que acompanha o crescimento de muitos jovens”. 

Leia também  Salesianos de Cabo Verde organizam Jogos Escolares Salesianos

“Mas os jogos também se afiguram como uma janela de oportunidade para a promoção do território, das tradições e da cultura das cidades anfitriãs”, escreve o jornal. Assim sendo, a autarquia preparou um programa para os cinco dias que inclui visitas guiadas a diversos monumentos como o Palácio dos Távoras, a Igreja da Misericórdia, a Muralha – Arco de Sto. António, a Ponte Medieval, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Museu da Oliveira e do Azeite, roteiros turísticos e culturais que permitem conhecer o concelho de Mirandela, e animação de rua, com várias iniciativas previstas para o Parque do Império. A presidente da autarquia pretende assim que “as pessoas que nos visitam, regressem”.

Outro dos parceiros na organização é o Parque Natural Regional do Vale do Tua. O seu diretor,  Artur Cascarejo, considera esta uma oportunidade para a promoção e valorização do território “que são, no fundo os principais objetivos desta entidade”, afirmou ao Mensageiro de Bragança.

Mais informação no site oficial em www.jns.salesianos.pt.

Artigos Relacionados