Vocações: João Ensina fez a Primeira Profissão Religiosa

No dia 28 de janeiro de 2018, em Genzano – Roma, o João Ensina, o mais recente Salesiano jovem da Província Salesiana de Portugal, fez a sua Primeira Profissão Religiosa como SDB.

Acompanharam-no os seus pais, familiares, amigos de Campo Maior e alguns Salesianos portugueses, uns que estudam e residem em Roma e outros que se deslocaram especialmente para o efeito.

Regista-se a bela coincidência de se ter celebrado este dia especial para a vida do João com a celebração da Festa de D. Bosco na igreja paroquial de Genzano, onde se encontra o Noviciado Salesiano.

Para além da celebração dinâmica e intensa que se viveu com a presença de muitos jovens, salienta-se a alegria que se percebia no rosto do João Ensina por este passo dado, sinal de compromisso assumido com Jesus Cristo, através do convite de D. Bosco a ser seu Salesiano.

A pedido do João Ensina, a carta, que à frente transcrevemos, foi enviada aos Salesianos da Província.

Caros irmãos,

Chegou a minha vez de me manifestar, de dizer SIM.

Como já devem saber, farei a minha Primeira Profissão aqui em Genzano, no dia 28 de janeiro, dia da festa de Dom Bosco. Vai ser um dia muito importante para mim, mas creio que será um grande dia também para a nossa Província.

Abraçar este caminho de fé ao estilo de João Bosco tem sido para mim uma verdadeira descoberta, uma descoberta ao amor, àquele amor que Jesus nos ensinou. Não é um caminho feito sozinho, mas sim em conjunto, com a ajuda, a partilha de vida e a amizade de muitos de vocês, com quem tive a oportunidade de viver e partilhar tantos bons momentos.

A lógica de Deus não é a lógica do homem. Por isso não importam as voltas que damos para caminhar até Ele; o que importa é fazer com amor.

Há tempos, lia num texto do nosso Provincial: “Não tenhamos medo de sofrer feridas de amor, como as de Cristo na cruz redentora, pois delas jorra a vida em abundância, pela qual todos nós somos bem-aventurados”.

Ao ler o texto, as palavras soaram dentro de mim como que a síntese destes anos de Aspirantado, Pré-Noviciado e Noviciado.

A profissão religiosa é um sinal do encontro de amor entre o Senhor que chama e o discípulo que responde, dando-se totalmente a Ele e aos irmãos (art.º 23).

Pois bem, peço-vos que rezem por mim.

Que Maria Imaculada Auxiliadora me ilumine e eduque na plenitude do meu SIM ao Senhor, e me ensine a amar como o nosso pai Dom Bosco amava.

Um abraço amigo,

João

Genzano, 17 de janeiro de 2018  

Artigos Relacionados