Universidade Pontifícia Salesiana, 80 anos ao serviço da Igreja

A Universidade Pontifícia Salesiana completou 80 anos. Criada a 3 maio de 1940 para satisfazer as necessidades da crescente Congregação Salesiana de formar o seu próprio pessoal, é hoje uma instituição cada vez mais internacional.

Através da sua sede romana, das duas secções em Turim e Jerusalém da Faculdade de Teologia, e de uma rede de 35 Centros de Estudos ligados em todo o mundo, a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) assume hoje uma fisionomia cada vez mais internacional.

A UPS “pretende oferecer à Família Salesiana, à Igreja e à sociedade uma proposta formativa e cultural, constituída pelo estudo, investigação e divulgação do carisma salesiano, consciente de que Dom Bosco e o seu Sistema Preventivo são um dom de Deus para todos e não só para nós”, explicou ao Boletim Salesiano italiano o Reitor, Pe. Mauro Mantovani, numa entrevista publicada em setembro.

Atualmente com cinco faculdades, Teologia, Filosofia, Ciências da Educação, Ciências da Comunicação e Literatura Cristã e Clássica, acolhe 1873 alunos, dos quais 1066 são leigos e 807 religiosos, entre os quais 271 salesianos. Para além da Itália, os países com maior representatividade de proveniência são a Índia, a Nigéria, a República Democrática do Congo, o Brasil, a Croácia, o México, a Colômbia, a Ucrânia, a Polónia, a China, Madagáscar, o Vietname, o Quénia e o Sri Lanka.

Na abertura do novo Ano Académico da UPS, a 15 de outubro, o Grão-Chanceler da UPS e Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, presidiu à Concelebração Eucarística. A cerimónia marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos, e incluiu um intervalo musical e a entrega de prémios a alguns Professores e Alunos.

Artigos Relacionados