Uma Resposta Salesiana à Agenda 2030

Por ocasião do 1.° aniversário da adoção pelas Nações Unidas da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, a Don Bosco Network lança “Uma Resposta Salesiana à Agenda 2030”, documento que sublinha o empenho das organizações salesianas para o progresso da “juventude pobre e abandonada”.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (DSG, sigla em inglês) foram subscritos há exatamente um ano e representam um desafio para os próximos quinze. Diferentemente dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG), que se destinavam aos países em via de desenvolvimento, especialmente aos mais pobres, estes objetivos se aplicam a todas as Nações, ricas ou pobres.

Ao todo são 17 objetivos que, com as suas 169 metas, constituem uma agenda de progresso e de transformação social, mas que só será alcançada se todas as Partes envolvidas (governos, sociedade civil, organizações religiosas, indivíduos) se unirem e trabalharem juntas.

Os Salesianos acolheram esperançosos a Agenda e apresentaram as suas recomendações acerca da realização dos objetivos, para fazer com que ninguém seja deixado à margem; e que os Direitos dos Jovens, especialmente o Direito à Educação (SDG 4), sejam respeitados por todos os envolvidos.

O Documento acordado pela Don Bosco Network sublinha: “Entendemos que a educação é a chave para debelar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares. Ela – a Educação – é essencial para promover e garantir o bem comum. Como Salesianos, dedicamo-nos à inclusão social de todas as pessoas e trabalhamos de modo coerente por eliminar as barreiras estruturais que a impeçam”.

Os Salesianos de Dom Bosco pretendem assim estimular todas as Partes interessadas a que se comprometam por atuar plenamente tão ambicioso programa.

O Documento «Uma Resposta Salesiana à Agenda 2030» foi aprovado pelo Conselho Geral dos Salesianos, e será apresentado nos próximos meses às Organizações salesianas junto às Instituições Internacionais (ONU, UE) e junto aos Governos dos respetivos Países.

Leia também  Encontro Mundial de Diretores do Boletim Salesiano em abril em Valdocco

O Documento está disponível em seis línguas no sítio web da Don Bosco Network e no sítio da Congregação.

Artigos Relacionados