Ucrânia, Korostiv: Consagrada a primeira igreja dedicada a São João Bosco na Ucrânia

Em 2020 a celebração do aniversário de Dom Bosco foi muito especial para a Ucrânia. De facto, nesse dia, os Salesianos da Ucrânia festejaram a dedicação do novo templo de São João Bosco.

A dedicação da igreja foi presidida pelo Bispo-Coadjutor da Eparquia de Sambir-Drogobych, da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, S. E. Grygoriy Komar.

“É um evento muito significativo, não só para os Salesianos, mas também para todos os Fiéis da nossa Igreja” – afirmou o salesiano Pe. Andriy Bodnar. “Na Ucrânia, esta é a primeira igreja dedicada a Dom Bosco. Como salesianos, estamos muito contentes porque a pedagogia do Santo e o seu Sistema Preventivo de educar a juventude tem vindo a difundir-se, não só na Igreja Católica mas também na Sociedade. E isto é um sinal de que o Estado deseja um futuro condigno para as suas crianças e os seus jovens”, acrescentou o
Pe. Bodnar.

O novo templo ergue-se em Korostiv, pequeno povoado na Província de Scole (Região de L’viv, no Oeste da Ucrânia), junto do Centro Salesiano Domingos Sávio (destinado a exercícios espirituais e a albergue). Perto da igreja, e pelas montanhas dos Cárpatos, passam muitíssimos itinerários turísticos. Por isso, as pessoas, antes de se dirigir às alturas, podem visitar a igreja.

Para as celebrações da dedicação da igreja reuniram-se muitos Salesianos, membros da Família Salesiana, representantes das autoridades civis e os fiéis de Korostiv e povoados adjacentes.

“Infelizmente, por causa da quarentena, não pudemos realizar tudo o que queríamos – conferências internacionais, etc. – como se tinha programado para este evento. Entretanto preparámos um livro sobre a vida e missão de Dom Bosco que nos ajudará a difundir, entre o povo, com mais dados, a figura do Fundador da nossa Congregação”, concluiu o salesiano.

Leia também  Celebração dos 90 Anos da Presença dos Salesianos em Évora

Publicado no Boletim Salesiano n.º 582 de Setembro/Outubro de 2020

Artigos Relacionados