Depois de mais de dois anos a viver sob o cenário desolador da guerra, a comunidade salesiana de Odessa, na Ucrânia, enfrenta, agora, uma nova adversidade. A chuva intensa, que atingiu a cidade, no final de setembro, provocou inundações sem precedentes, causando dezenas de vítimas e danos graves em diversas infraestruturas da cidade, entre elas, a casa salesiana de Odessa.
O dia 30 de setembro ficará marcado como o mais chuvoso dos últimos 125 anos, em Odessa. Em poucas horas, a força da chuva transformou ruas em rios e destruiu casas, escolas e edifícios públicos.
A água acumulada no telhado da casa salesiana provocou o colapso do sistema de drenagem, infiltrando-se por vários andares. O piso superior, o rés-do-chão e a cave ficaram completamente inundados, com móveis, camas, alimentos e equipamentos destruídos. A capela comunitária, centro de oração e encontro da comunidade, sofreu danos estruturais sérios, o que resultou no desabamento parcial do teto.
Os Salesianos e os colaboradores da casa têm trabalhado incessantemente, retirando equipamentos, documentos e objetos essenciais. A comunidade está também já a fazer um levantamento dos prejuízos, prevendo gastos de, pelo menos, 70 mil euros para reparações urgentes, como a reconstrução do telhado e o restabelecimento das condições mínimas de habitabilidade.
O diretor da casa salesiana de Odessa lançou um apelo urgente: “Precisamos de apoio para devolver vida à casa e continuar a nossa missão educativa com as crianças e jovens de Odessa”.
A Don Bosco Network – Federação Internacional de ONG de inspiração Salesiana está a organizar-se, internamente, avaliando qual a forma mais adequada de apoio, ressaltando a importância de um esforço conjunto e coordenado para uma ajuda eficaz e duradoura.


