Turim, Seminário de Estudo: Criada comissão para a gestão e animação dos lugares salesianos

Encontro em Itália juntou Comissão dos Lugares Salesianos, composta por irmãos de Turim-Valdocco, Colle Don Bosco e Chieri, e salesianos de Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal que organizam visitas e peregrinações aos lugares do nascimento e vida de São João Bosco.

Entre os dias 1 e 4 de outubro, realizou-se em Turim um Seminário de Estudo sobre os Lugares Salesianos organizado pela comissão criada pelo Reitor-Mor para a gestão e animação daqueles lugares tão especiais e importantes para toda a Família Salesiana.

Foram convidados a participar os salesianos das diferentes províncias salesianas que organizam visitas e peregrinações aos lugares do nascimento e vida de São João Bosco, com o objetivo de partilhar experiências e recursos e visitar os locais para poder aprofundar algumas temáticas essenciais a apresentar aos diferentes grupos de peregrinos.

Para além da Comissão dos Lugares Salesianos, composta por irmãos de Turim-Valdocco, Colle Don Bosco e Chieri, participaram salesianos de Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal. Da nossa província estiveram presentes o Pe. Sílvio Faria e o Pe. Luís Almeida. A este grupo juntou-se uma irmã salesiana, responsável pelo mesmo serviço de animação em Mornese, berço do carisma das Filhas de Maria Auxiliadora.

O primeiro dia do encontro foi dedicado ao Colle Don Bosco, lugar onde São João Bosco nasceu e viveu a sua infância. Foi possível visitar alguns dos locais já remodelados e agora capazes de acolher grupos de jovens e educadores da Família Salesiana. A manhã foi também dedicada a aprofundar temas essenciais para as origens da obra salesiana, como o papel fundamental de Mãe Margarida no crescimento e depois na missão de Dom Bosco e a influência que nele teve a cultura e a religiosidade local. Foi também recordado aos guias que, ao visitar estes lugares, se pode correr o risco de ficar pelo que é superficial e banal, contando episódios da vida de Dom Bosco e não entrando em profundidade no que realmente importa que é a experiência espiritual daquele menino. 

Leia também  Milhares de jovens italianos preparam Sínodo dos Bispos

No final da tarde deste primeiro dia visitou-se Chieri, cidade onde João Bosco passou dez anos da sua vida e onde fez todo o percurso de seminário. Também aqui pudemos compreender melhor os grandes temas da descoberta vocacional do jovem João Bosco e o seu empenho em modelar a sua figura sacerdotal pelos grandes modelos de pastores que eram apresentados no seminário. Em Chieri os salesianos têm atualmente uma obra com um oratório e uma escola que faz um belo trabalho de acompanhamento dos grupos de peregrinos que por ali passam, graças sobretudo ao empenho e colaboração de leigos voluntários que dedicam o seu tempo a este serviço.

O segundo dia foi inteiramente dedicado a Valdocco, coração do carisma e da obra salesiana. Para além da partilha de experiências na visita a este local, foi possível conhecer os esforços que a Congregação está a levar por diante para que Valdocco seja cada vez mais um local onde todos os membros da Família Salesiana se sintam em casa: renovação de espaços, organização de eventos e retiros, cuidado pela liturgia, entre outros.

Durante este dia, foram abordados alguns temas importantes acerca da figura sacerdotal de Dom Bosco, bem como o seu enquadramento na realidade cristã da cidade de Turim do século XIX, tão rica de santos e de iniciativas louváveis de caridade e promoção humana.

No último dia do encontro foi apresentada a experiência de Mornese e a riqueza que a figura de Santa Maria Domingas Mazzarello traz ao carisma salesiano.

Este último dia serviu também para fazer síntese dos conteúdos abordados e recolher recursos que possam ser partilhados e usados pelos grupos que visitem os “lugares santos” salesianos.

Leia também  Graça Alves, cooperadora salesiana, nomeada diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal

A avaliação de todos foi muito positiva. Foi possível conhecer novos ambientes e espaços, aprender novos modos de abordar os locais e os principais temas a tratar em cada um deles e aprofundar conteúdos que serão muito úteis em futuras peregrinações organizadas à Turim Salesiana.

Saiu também reforçada a ideia que todos os participantes partilhavam de que, cada vez mais, se deve apostar na visita a estes locais que viram nascer Dom Bosco e desenvolver-se a sua obra. O contacto com as origens renova o compromisso de quem se sente já atraído pelo carisma fascinante deste grande santo. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 565 de Novembro/Dezembro de 2017

Artigos Relacionados