“Canillitas” exibido na Europa

Trabalho infantil: Documentário “Canillitas” exibido na Europa

O projeto “Canillitas con Don Bosco” dos Salesianos da República Dominicana foi retratado num documentário das “Misiones Salesianas”.

Raúl de la Fuente, vencedor de três Prémios Goya, realizou o documentário filmado em Santo Domingo, na República Dominicana. O filme retrata as histórias de Moisés, Abril, Aquiles, Cristóbal, Edwin e Kioranny, comuns às mais de 340 mil crianças que trabalham na República Dominicana, expostas a vários perigos e à violência.

O filme estreou no Vaticano, no dia 26 de setembro. No dia seguinte, Moisés, que engraxa sapatos na rua para ajudar economicamente a família, foi recebido pelo Papa Francisco durante a Audiência Geral, na Praça de São Pedro. O rapazinho de 14 anos descreveu-o como “o dia mais bonito” da sua vida.

O documentário teve exibições em várias cidades europeias durante os meses de setembro e outubro: Viena, na Áustria; Varsóvia, na Polónia; Bruxelas, na Bélgica, com apresentações na Comissão Europeia, no Parlamento Europeu, na Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia; nas escolas Salesianas de Lisboa, Manique e Estoril; e sessões em Madrid e em 12 outras cidades espanholas.

Em dezembro, cerca de 300 pessoas encheram o auditório do Palácio do Cinema, em Santo Domingo, para ouvir os testemunhos dos protagonistas, do missionário salesiano Pe. Juan Linares e de Karen Montás, diretora do programa.

O trabalho infantil retira as crianças da escola, priva-as do exercício dos seus direitos, com consequências negativas no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, cerca de 160 milhões de crianças em todo o mundo são vítimas de trabalho infantil.

Documentário “Canillitas” exibido na Europa
Misiones Salesianas
CANILLITAS
Espanhol
Legendado em Português, Alemão, Francês, Inglês, Italiano e Polaco

Publicado no Boletim Salesiano n.º 601 de janeiro/fevereiro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados