Sudão do Sul: missão salesiana acode a centenas de crianças e adolescentes subalimentados

Os Salesianos do Sudão do Sul e diversas Procuradorias Missionárias Salesianas estão empenhados em apoiar e pedem a intervenção da Comunidade Internacional.

Os conflitos e a pobreza no Sudão do Sul estão a castigar duramente as crianças e os adolescentes. “Estivemos durante dois dias a pesar mais de 300 crianças; e vimos que mais de 200, com idade entre 3 e 6 anos, estão subalimentadas; dessas, 170 estão numa situação de desnutrição grave” – referem-nos da missão salesiana de Gumbo, nos arredores da capital, Juba. “Foi como um terrível pesadelo: não esperávamos que a situação fosse tão grave”.

A realidade relatada pelas agências internacionais é que, no país, mais de um milhão de crianças estão subalimentadas, com consequências no crescimento e nas capacidades de aprendizagem; mais de dois milhões abandonaram as suas casas; calcula-se que perto de 16.000 tenham sido arrolados nos conflitos.

Os Salesianos da missão salesiana de Gumbo começaram a distribuir leite às crianças com problemas de subnutrição. Àquelas que estão em situação mais grave, além da comida é-lhes dado um suplemento vitamínico. “Queremos monitorizá-las durante duas semanas para ver como se avança – explicam os Salesianos. Mas tudo isso demonstra a situação gravíssima em que vive o povo em Gumbo, visto que não há meios para se ter acesso a alimentos, nem sequer para as crianças mais pequeninas”. “Os saques e as mortes continuam no país. Mesmo assim, em Gumbo a situação, digamos, se comparada com outras, é mais tranquila: continuamos as nossas atividades, aulas com as crianças, atividades com as mulheres, o projeto agrícola… Mas noutros lugares, como em Wau e em Tonj, houve nestes dias desordens e mortes”.

Os Salesianos do Sudão do Sul e diversas Procuradorias Missionárias Salesianas estão empenhados em apoiar e pedem a intervenção da Comunidade Internacional. 

Leia também  Onde estão os embaixadores da Paz?

Publicado no Boletim Salesiano n.º 563 de Julho/Agosto de 2017

Artigos Relacionados