SolSal – SAF Évora lança “Dias Felizes com Dom Bosco” para crianças e jovens, com apoio da Missão Dom Bosco

A Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano apoiou a criação do programa “Dias Felizes com Dom Bosco” do SolSal Évora – Serviço de Atenção à Família, que contou com a participação de 12 crianças acompanhadas pelo serviço, com idades entre os 7 e os 13 anos. “Dias Felizes com Dom Bosco” teve uma visita guiada ao Fluviário de Mora, almoço Picnic, uma tarde de jogos tradicionais portugueses e uma ida à praia fluvial. 

O SolSal de Évora criou o programa “Dias Felizes com Dom Bosco”, de forma a proporcionar às crianças e jovens acompanhados, um dia de verão que aliasse uma visita cultural e um dia lúdico de muita diversão. “Este programa foi criado a pensar na importância de fomentar o gosto pelo conhecimento e pela cultura, sem colocar em segundo plano a importância que brincar tem no crescimento saudável e integral das crianças”, declarou Dina Machado da Silva do SolSal Évora e mentora do Programa.  

O Fluviário de Mora é, segundo o museu, “um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce” e durante a visita guiada, as crianças ouviram atentamente as explicações da Guia, que lhes deu a conhecer exemplos de espécies “dulciaquícolas de Portugal, da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift”. Ainda houve tempo para ver a hora da refeição das simpáticas lontras. “Tinha tantas saudades das atividades do SolSal. Estou a adorar! “, disse a Lara no final da visita. 

No final da visita e do almoço, foi tempo de divertimento com os jogos tradicionais, que arrancaram muitas gargalhadas a todos: corrida de sacos, corrida de andas e equipas a puxar a corda. Seguiu-se a ida à praia fluvial do parque ecológico do Gameiro, onde se deram muitos mergulhos e se brincou na areia.  

Não foi esquecido à tarde, e antes de ir para casa, o fantástico dia que passaram todos juntos e “o bonito que é Ser SolSal”. Tal como de manhã foi realizado o Bom dia, no final da tarde fez-se uma pequena oração, onde se agradeceram as bênçãos de Dom Bosco nesse dia. 

Leia também  Saiu mais um “Nós”, iniciativa do Provincial

A primeira edição deste programa contou com o financiamento da Missão Dom Bosco, que ofereceu a visita ao Fluviário às crianças e jovens e os jogos tradicionais portugueses ao Serviço Solsal de Évora. As refeições e o transporte ficaram a cargo dos Salesianos de Évora, que confecionaram um Picnic e lanche que fizeram as delícias das crianças. 

“O nome do programa vem neste sentido: queremos proporcionar, segundo a pedagogia de Dom Bosco, dias de grande divertimento e total atenção a estas crianças e, por isso, são mesmo Dias Felizes com Dom Bosco”, concluiu a responsável pelo Serviço SolSal Évora – SAF. 

Perante o sucesso do Programa, está a ser equacionada uma segunda edição para as crianças acompanhadas pelos Serviços SolSal-SAF, com o mesmo formato, mas com outros destinos e atividades. 

Artigos Relacionados