Solenidade de São João Bosco: Festa grande porque Dom Bosco merece

Por estes dias em todo o mundo se celebra a vida, a obra e a herança de Dom Bosco, Santo Fundador dos Salesianos. Em Mogofores e em Manique a celebração começou nos dias precedentes.

No Colégio dos Salesianos de Mogofores a festa em honra do Pai e Mestre da Juventude foi celebrada no dia 27 de janeiro, quinta-feira. A comemoração teve como ato central a Eucaristia, presidida pelo diretor, Pe. José Fernandes.

Os alunos do 9.º e 11.º anos apresentaram a peça de teatro “Levanta-te e sonha”, em que foram recriados vários momentos importantes da vida de Dom Bosco: o sonho dos nove anos, a história de Bartolomeu Garelli na sacristia, a história de Miguel Magone e o início da obra de Dom Bosco com os jovens, dando-lhes comida, roupa, um teto para viverem e ensinamentos para fazer deles bons cristãos e honestos cidadãos.

Como é próprio das festas, houve bolo e sumo, e tempo no pátio para brincar. Durante o dia ainda foram entregues os prémios do concurso de presépios, realizado nas últimas semanas de aulas do 1.º período. A festa terminou com o almoço, delicadamente preparado pelas cozinheiras e saboreado alegremente por todos os alunos e professores.

Nos Salesianos de Manique a comemoração de São João Bosco realizou-se na sexta-feira, dia 28 de janeiro. Para além da Eucaristia, os alunos participaram em várias atividades lúdicas ao ar livre.

As bandeiras na escola, a música, as atividades, a roupa de festa e os sorrisos, tornaram o dia diferente e especial. Foi por isso uma grande alegria poder juntar os alunos e celebrar a Missa de São João Bosco com a presença do Provincial, Padre José Aníbal Mendonça, aproveitando a Visita Canónica aos Salesianos de Manique. Para celebrar bem e em segurança, foram rezadas três Missas, contando com a participação dos alunos a acolitar, nas leituras, no ofertório e no coro.

Leia também  Deus deu a Dom Bosco um coração grande

Um momento de magia, a lembrar uma faceta bem conhecida de São João Bosco, foi proporcionado pelo espetáculo do mágico Nuno André. Tal como Dom Bosco, Nuno André cativou os alunos com truques de ilusionismo. Houve ainda tempo para um flashmob e para cantar em conjunto o hino da escola.

A animação continuou durante o dia com os alunos no pátio, jogos tradicionais, desporto e atividades num ambiente característico do espírito salesiano. Houve também um peddypaper, com pistas pela escola, e atividades na horta. Muitos momentos lúdicos ao ar livre, proporcionados pelos educadores salesianos, para celebrar este dia tão importante e especial.

Festa grande porque Dom Bosco merece!

Artigos Relacionados