Milhares de alunos, antigos alunos, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores e fiéis, celebraram na última semana de janeiro a Festa de São João Bosco. Continuamos a percorrer as escolas, casas e paróquias salesianas.
No Funchal, a Festa de São João Bosco, realizada no dia 29 de janeiro, foi um dia repleto de atividades que envolveu os mais de 900 alunos e seus educadores. A celebração teve início logo pela manhã com a Eucaristia, momento central do programa, que reuniu toda a comunidade educativa. No final, aproveitando a presença de todos, foram entregues os diplomas do ano letivo 2024-2025 aos alunos que se destacaram pelos seus resultados académicos e, também, pelas atitudes e valores demonstrados. Ao longo do dia, os alunos, desde a Pré-Primária até ao 9.º Ano, puderam usufruir de diversas iniciativas: atividades de expressão plástica, escalada com a colaboração do Exército, insufláveis e um animado torneio de futebol. A festa foi marcada pelo ambiente de alegria, convívio e partilha, refletindo os valores educativos e humanos promovidos por São João Bosco.





Várias escolas optaram por celebrar Dom Bosco na sexta-feira, dia 30: Évora, Porto e a Escola Salesiana de Artes e Ofícios de S. Vicente, em Cabo Verde.
A festa nos Salesianos de Évora contemplou a Eucaristia para toda a comunidade educativa, presidida pelo padre diretor, David Teixeira. Para o 1.º e 2.º Ciclos houve o Quizz D. Bosco. Para a Creche, o Pré-escolar e o 1.º Ciclo, foi apresentado um espetáculo de magia, bem como algumas atividades no âmbito das artes visuais. Para os alunos mais velhos, 3.º Ciclo e Secundário, foi representado, no auditório da escola, o espetáculo “Um episódio na vida de Dom Bosco”.



Uma presença duradoura em Arouca
Em Arouca, Mirandela e Setúbal a festa decorreu no dia da Solenidade, 31 de janeiro.
A memória da presença salesiana em Arouca permanece visível no busto de Dom Bosco que se pode ver no centro do município, junto ao antigo Mosteiro onde funcionou a escola salesiana entre 1960 e 1982, e na duradoura presença da Família Salesiana e do Centro Juvenil Salesiano. Ao início da tarde, os jovens do Clube dos Amigos de Domingos Sávio e os membros dos grupos da Família Salesiana de Arouca reuniram-se no Salão Paroquial. De seguida, a Família Salesiana de Arouca fez uma homenagem a D. Bosco, junto ao seu busto.
A festa de S. João Bosco teve Missa, pelas 17 horas, presidida pelo sacerdote salesiano e Diretor dos Salesianos do Porto, Pe. João de Brito, e continuou durante a tarde e a noite na Escola Básica com jantar-convívio e um momento cultural.

No sábado os jovens da Catequese dos Salesianos de Mirandela celebram São João Bosco com alegria e devoção. A Paróquia de São João Bosco, dos Salesianos de Mirandela, viveu um fim de semana de festa e entusiasmo, com os jovens da catequese a celebrar o seu padroeiro.
O programa começou com uma animada arruada até à Praça de S. João Bosco, com muitos bombos e muita alegria, levando a comunidade a participar nesta expressão de fé. Seguiram-se vários momentos lúdicos, com jogos e atividades no recinto paroquial, promovendo o espírito de união e amizade entre os participantes.
A celebração culminou com a Eucaristia em honra de São João Bosco, presidida pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, que também comemorou o seu 10.º aniversário de ordenação Episcopal. D. Nuno destacou o exemplo do santo fundador dos Salesianos como modelo de vida para os jovens. O ambiente festivo e espiritual reforçou o compromisso dos catequizandos e das famílias com os valores educativos e cristãos que caracterizam a tradição salesiana em Mirandela.





Verdadeiramente ao estilo de Dom Bosco
Os jovens dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora de Setúbal voltaram a juntar-se para celebrar a festa de D. Bosco. Nestes dias que têm sido tão chuvosos, os jovens arriscaram e prepararam uma tarde de pátio, tal como o próprio D. Bosco gostava de proporcionar aos seus jovens, um espaço de encontro, alegria e proximidade. Entre jogos, muita dança, música e jovens cheios de energia, foi-se recriando aquele ambiente tão característico do carisma salesiano, onde a simplicidade e a felicidade andam de mãos dadas e onde o legado do nosso Dom Bosco se mantém vivo.
Tivemos ainda o privilégio de contar com um convidado muito especial, o Pe. João Ensina, recentemente ordenado sacerdote, cuja presença encheu a festa de entusiasmo e esperança. O dia culminou com a igreja cheia, na Eucaristia presidida pelo Pe. João, num momento bonito, marcado, também, pela celebração dos 25 anos de ordenação sacerdotal do nosso pároco, Pe. Álvaro Lago, sinal de um caminho longo e generoso ao serviço da Igreja e desta casa salesiana.
Foi uma festa feita de sorrisos, felicidade e entrega, onde se sentiu que D. Bosco continua a inspirar cada gesto, cada jogo e cada abraço. Em Setúbal, mais uma vez, a fé e o amor uniram todos numa tarde verdadeiramente ao estilo de Dom Bosco.












