Sevilha, Sanlúcar la Mayor: Seminário de Animação Vocacional

Dos dias 9 a 11 de outubro, em Sanlúcar la Mayor – Sevilha, realizou-se um Seminário de Animação Vocacional, organizado pela Comissão Nacional de Animação Vocacional de Espanha.

O Seminário reuniu cerca de 40 pessoas, entre salesianos, salesianas e alguns elementos da Família Salesiana mais sensíveis e interessados nesta dimensão da Pastoral. Dos salesianos de Portugal, participaram o Pe. Provincial, José Aníbal Mendonça, e os padres João Chaves, Álvaro Lago e David Teixeira.

O encontro contou com três apresentações dedicadas aos seguintes temas: “Comunidades significativas”, “Itinerários de Educação na fé, acompanhamento e discernimento vocacional” e “Pastoral Juvenil e Formação Salesiana”.

No espírito desta modalidade de seminário, após cada uma das apresentações, seguiram-se reuniões de grupos de discussão. Nestas reuniões e de acordo com a metodologia sugerida pelo Papa Francisco no segundo capítulo do documento preparatório do Sínodo dos Bispos de 2018, procurava-se reconhecer, interpretar e escolher, ou seja, destacar da apresentação algo que despertou a nossa atenção, fazer uma leitura desses assuntos e, finalmente, enumerar duas questões a levar para a discussão em aula, ou seja, em grupo grande.

Em jeito de partilha e para cada uma das apresentações, deixo aqui uma ou outra “ideia-força”: 

•    só de comunidades vivas (leia-se comunidades religiosas e comunidades educativo-pastorais vivas) em conversão contínua e criativa a Deus e aos mais necessitados, é que surgirão vocações;

•    há que ser mais explícitos e consistentes nas nossas propostas pastorais no que se refere à fé em Deus, ao acompanhamento e ao discernimento;

•    é urgente desenvolver uma permanente formação salesiana e conjunta (entre salesianos, família salesiana e jovens) em vista de uma melhor resposta à nossa vocação e missão.

Este seminário, na sua reta final, contou ainda com a partilha de boas-práticas por parte dos jesuítas e claretianos de Espanha e com a elaboração do esboço de um documento final. 

Leia também  Soldado "Milhões", herói de Murça e Avô do Provincial Pe. José Aníbal Mendonça que a RTP1 vai homenagear

Publicado no Boletim Salesiano n.º 565 de Novembro/Dezembro de 2017
Fotografias: Dominic Polansky, Salesianos de Sevilha

Artigos Relacionados