Setor da Comunicação realiza Consultoria Mundial em Lisboa

De 29 de outubro a 1 de novembro vários membros Dicastério da Comunicação e representantes do sector das várias regiões salesianas estão reunidos em Lisboa para mais uma Consulta Mundial da Comunicação.

Cerca de duas dezenas de representantes de várias regiões do mundo, membros do sector da comunicação, Boletim Salesiano e editoras salesianas, estão reunidos para um encontro de trabalho e de partilha de práticas de comunicação ao serviço da missão salesiana.

Na oração de abertura deste encontro, o Pe. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social disse: “estou muito feliz por realizar este encontro depois de dois anos e meio sem vos ver pessoalmente”. O Pe. Gildásio Mendes lembrou também o excelente trabalho realizado por cada um dos presentes, bem como a enorme dedicação de cada um ao setor da Comunicação. 

Este é um encontro marcado pela fraternidade, rico em troca de experiências e significativo na busca de novos conhecimentos e práticas de comunicação para o bem da missão de todos, sempre ao serviço dos jovens. Por isso, os participantes são convidados a dar o seu contributo para um documento geral de trabalho para o setor, que pretende explorar conceitos e processos, ao mesmo tempo que cria uma visão conjunta. 

Este documento, que é composto por 25 partes, analisa e explora ideias como “comunicação, processos criativos, narrativos e estéticos”, “comunicação e carisma salesiano”, “comunicação, identidade e missão salesiana”, “comunicação e espiritualidade”, entre muitos outros conceitos e ideias. Cada região participante é convidada a integrar as suas ideias e perspetivas neste documento de trabalho, que se quer global. 

Durante a Consulta Mundial da Comunicação foi também analisado e trabalhado o Plano do Dicastério da Comunicação

Distinção e mérito

O primeiro dia ficou, também, marcado por um momento de homenagem a alguns dos membros presentes. O Conselheiro Geral do Reitor-Mor para a Comunicação Social quis destacar, desta forma, todo o trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, por cada um dos homenageados, nas diferentes regiões salesianas que representam. 

Leia também  Salesianos Fabrício Souza e Ricardo Mendes renovam profissões religiosas

A Consulta Mundial da Comunicação 2022 foi também o momento escolhido para o lançamento, em português, do 23º livro do Pe. Gildásio Mendes, intitulado “Eu Confio em ti!”, que pretende ser um “testemunho significativo” que contribua para a “vivência significativa e alegria da confiança”. 

Momentos de partilha 

Durante a Consulta Mundial, os participantes terão a oportunidade de participar algumas visitas de carácter educativo, cultural e religioso às cidades de Lisboa, Estoril, local que irá receber no próximo ano o encontro dos jovens salesianos que vão participar na JMJ Lisboa 2023; e Fátima, centro nacional de devoção mariana. 

A visita a Fátima vai incluir momentos de oração e a Eucaristia na Capelinha das Aparições, que será presidida pelo Pe. Gildásio Mendes. No final da visita, e antes de regressar a Lisboa, os participantes da Consulta Mundial da Comunicação farão ainda uma oração de Consagração a Nossa Senhora de Fátima.

Artigos Relacionados