Vaticano assinala bicentenário

Serviço Postal do Vaticano assinala bicentenário do Sonho dos Nove Anos

O Serviço Postal do Vaticano assinala bicentenário do Sonho dos Nove Anos com a emissão de selo e carimbo comemorativos.

Vaticano assinala bicentenário

O Vaticano une-se à Família Salesiana para celebrar o bicentenário do Sonho dos Nove Anos, de São João Bosco, sonho que inspirou a obra e o carisma, com um selo e carimbo postais especiais, dedicados ao aniversário.

“O sonho dos nove anos de Dom Bosco foi a origem da vocação do futuro fundador da Congregação Salesiana e a fonte inspiradora da sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e bondade. Para Dom Bosco, era impossível educar um jovem por meio da razão sem alguém que o amasse, compreendesse os seus problemas e o apoiasse para resolvê-los”, justifica o Serviço Postal do Estado do Vaticano.

O selo vaticano que celebra o aniversário reproduz uma pintura sobre tela criada em 1999 pelo pintor Mario Bogani (1932-2016) e conservada na Basílica Superior do Templo Dom Bosco, no Colle Don Bosco (Castelnuovo Don Bosco, Província de Asti, Itália).

O selo tem o valor nominal de 1,30 € e o formato 40×30 milímetros, impresso em 21.200 folhas em miniatura, de nove exemplares cada, numa tiragem total de 190.800 selos.

O carimbo postal tem formato circular e diâmetro de 38 mm, e representa a temática do sonho.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, a Agência dos Correios do Arco delle Campane, da ala Carlos Magno da Colunata do Vaticano, utiliza o carimbo especial.

A obliteração do material filatélico, devidamente carimbado, a pedido dos requerentes, com os selos a que se refere o carimbo, poderá ser pedida no Setor de Obliterações dos Correios e Filatelia do Vaticano, até ao dia 23 de março.

Artigos Relacionados