Seminário Migrantes e Refugiados: balanço da realidade

Málaga recebe, entre os dias 12 e 15 de outubro, o Seminário Migrantes e Refugiados da Região Mediterrânea. Organizado pelos Centros Nacionais de Pastoral Juvenil da Itália e de Espanha, este encontro pretende fazer um balanço da realidade que se vive nas diferentes presenças salesianas daquela região, bem como unificar estratégias e responder às necessidades das pessoas que se deslocam em busca de condições de vida mais dignas.

Devido a situações de conflito, fome, intolerância religiosa, entre outras, muitas pessoas foram forçadas, nos últimos anos, a abandonar os seus países e a procurar refúgio noutros locais.

A grave crise migratória a que temos vindo a assistir nos últimos anos e, em especial, na Europa, levou a que as iniciativas das presenças salesianas dedicadas ao acolhimento e à integração de migrantes e refugiados, em especial, nos países que se localizam em redor do Mar Mediterrâneo, se tenham multiplicado.

Com o objetivo de refletir sobre essas iniciativas e unificar estratégias, os Centros Nacionais de Pastoral Juvenil de Itália e de Espanha prepararam um seminário internacional sobre o tema.

O Seminário Migrantes e Refugiados pretende, assim, aprofundar o trabalho salesiano de acolhimento e de acompanhamento, desenvolvido com os jovens migrantes e refugiados na região Mediterrânea. Durante esta sessão de trabalho serão apresentadas as atividades e programas realizados nas presenças salesianas de Portugal, Espanha, Itália e, também, nos países do Médio Oriente.

Destinado a salesianos e leigos, envolvidos na implementação de iniciativas pensadas para o acolhimento e para a integração de migrantes e refugiados nos diversos ambientes educativos e pastorais, o evento internacional vai reunir mais de uma centena de participantes, bem como diversas autoridades do setor e representantes de importantes organizações.

Programa diversificado

O programa dos trabalhos prevê a apresentação de relatórios fundamentais, palestras de especialistas do setor, análises contextualizadas dos aspetos socioeducativos na pastoral, bem como dos aspetos laborais e pastorais no serviço social.

Leia também  Boletim Salesiano: Entrevista/Reportagem com o Pe. Cordeiro nos Salesianos do Porto

Para enriquecer e completar a oferta formativa do seminário, terão lugar vários workshops temáticos (minicursos). Serão também apresentadas diversas boas práticas, já ativas, no contexto mediterrânico.

A Fundação Salesianos marca presença com a apresentação da boa prática “Casa que Acolhe”, que integra o projeto de mentoria e a integração na escola – neste caso Salesiana -, no acolhimento de famílias de refugiados. Helena Domingos, responsável pela ação e Nuno Oliveira, professor de Ensino Especial, apresentam esta boa prática a todos os participantes. Estará também presente o Pe. Juan Freitas, Delegado Nacional para a Pastoral Juvenil e Vocacional e Abd Alrahman Haj Assad, um dos beneficiários desta boa prática.  

Na apresentação que fez, no Seminário, Abd Alrahman Haj Assad afirmou que esta boa prática deu-lhe “motivação para ser melhor pessoa, para estudar, para trabalhar” e mais que isso, o “Casa que Acolhe deu-lhe “vida”, concluiu.

Artigos Relacionados