Santa Jacinta Marto

Próximo dos Salesianos de Lisboa, o Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, junto ao Jardim da Estrela, mantém intactos os espaços que acolheram Jacinta Marto, a pastorinha de Fátima.

Jacinta, que se encontrava doente com broncopneumonia, chegou ao então Orfanato de Senhora dos Milagres no dia 21 de janeiro de 1920, hoje o Mosteiro das Irmãs Clarissas, na Rua da Estrela, n.º 17. 

Durante o tempo que passou na capital, cerca de um mês, a vidente de Fátima esteve 12 dias no orfanato, à espera de ser admitida no Hospital da Estefânia, onde faleceu.

O quarto, onde na altura ficou, conserva a configuração original e vários objetos pessoais da vidente, o vestido com que a pastorinha chegou de Fátima, o terço com que rezava diariamente, a sacola da merenda trazida por Jacinta, os cobertores e mantas da cama da pastorinha, e a chávena que Jacinta usou na casa da Estrela. Também a cama e a cadeira onde, segundo a pastorinha de Fátima, se sentava Nossa Senhora quando vinha conversar com ela. A cadeira tem as pernas cortadas para que não seja usada por mais ninguém — a pedido de Jacinta. Na casa na Estrela, Jacinta passava o dia em três locais: o pequeno quarto, o oratório no coro alto da capela de Nossa Senhora dos Milagres e a janela da sala.

Jacinta faleceu 20 de fevereiro de 1920, aos 9 anos de idade no Hospital. O irmão Francisco faleceu um ano antes, a 4 de abril de 1919, com 10 anos. 

Foram canonizados a 13 de maio de 2017, no Santuário de Fátima pelo Papa Francisco.

A memória dos dois Santos é recorda a 20 de fevereiro.

Artigos Relacionados