“Salta do Sofá”: apelo do Papa Francisco aos jovens foi tema para Dia do MJS

​O tão desejado Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, com jovens das casas salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos que partilham o mesmo carisma e a mesma identidade salesiana, decorreu no dia 19 de maio, contando com cerca de 850 participantes.

Como habitualmente, reunimo-nos em Fátima, realizando o Dia Nacional do MJS e acompanhámos a peregrinação da Família Salesiana.

O tema proposto foi  “Jump in – Salta do Sofá”. A partir do pedido do Papa Francisco aos jovens para “saltarem do sofá”, fomos desafiados ao longo do dia a ser protagonistas nas nossas vidas. Foi-nos pedido ainda que assumíssemos a nossa missão na Igreja de Jesus Cristo, da qual fazemos parte.

Depois do lançamento do dia, a primeira dinâmica consistiu em percorrer uma série de postos espalhados pela cidade, de modo a que as nossas ações fossem visíveis no mundo. Em cada posto fomos inspirados a sermos, cada vez mais, jovens alegres, dinâmicos e serviçais, ao jeito de Dom Bosco.

À tarde, o ponto de encontro foi a “Cruz Alta” no Santuário. Daí os jovens foram em procissão até à Capelinha das Aparições para saudar Nossa Senhora. Ao fim da tarde, no espetáculo “Arte e Fé”, cada casa salesiana apresentou-se em palco com muita criatividade para desafiar a saltar fora das nossas zonas de conforto. O Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Artime, surpreendeu os jovens, deixando uma mensagem a todos os participantes do Dia MJS. Alinhado com o tema do encontro, pediu-nos que vivamos uma profunda fé cristã, segundo valores humanos que sejam um exemplo para todos os que nos rodeiam.

No fim do dia, participámos no Terço e na procissão das velas. Para alguns, o encontro terminou neste momento e regressaram a casa de coração cheio. Para outros, ainda houve oportunidade de participar numa vigília de oração jovem, em que fomos desafiados a rezar com os sentidos.

Leia também  Festa da Santidade Juvenil em Évora: Alegria fez-se presente

Neste encontro, tão preenchido e profundo, os jovens do MJS foram desafiados a assumir uma identidade clara como discípulos de Jesus e a aceitar a missão de ir, anunciar e amar na vida.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 569 de Julho/Agosto de 2018

Artigos Relacionados