Salesianos e voluntários na vila xavante de Santa Fé dão apoio médico e alimentar

Brasil, Pastoral das Crianças.

Membros da equipa da Pastoral das Crianças da Paróquia “São Domingos Sávio”, de Campinápolis, no Estado do Mato-Grosso, Brasil, estiveram em julho no vilarejo xavante de Santa Fé, onde vivem 120 pessoas em 10 residências, e onde já tinham estado no mês anterior para avaliar o estado de saúde de alguns menores em grave perigo de desnutrição.

A saúde das crianças, após um mês de acompanhamento, teve uma evolução positiva, com significativo aumento de peso corporal. Durante esse período, as famílias receberam bens alimentares e acompanhamento semanal. Duas crianças precisaram de ser internadas na CASAI – Casa de Saúde Indígena – para um melhor acompanhamento e as outras ficaram na aldeia e recuperaram, graças às orientações e ajuda da pastoral da criança.

Fazem parte da equipa da Pastoral da Criança, o diácono salesiano José Alves, a nutricionista da CASAI Delma Cristina, a líder indígena, Djanira Ro’ojadwe Tsi’ewadi, e um voluntário belga, Dieter Willems.

O voluntário belga participou também no projeto AMA – Assistência Missionária Ambulante, coordenado pelo Mestre Luís Würstle, salesiano, que se deslocou a Campinápolis para a manutenção nos poços artesianos de quatro aldeias. Com o AMA colaborou ainda o pneumologista italiano Paolo Fior, na área do projeto iniciado há mais de 50 anos pelo inesquecível Pe. Ugo de Censi, a “Operação Mato Grosso”. •

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados