Salesianos do Porto “reinventam” capa de álbum dos Beatles

Em 1967, os Beatles lançam um dos mais importantes álbuns da banda e da história da música: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Os quatro de Liverpool tinham-se retirado dos concertos ao vivo e, por isso, este trabalho de estúdio permitiu que explorassem influências e novas experiências musicais. Mas a capa foi também revolucionária. Partiu de uma ideia de Paul McCartney e juntou numa imagem diferentes personalidades escolhidas pela banda, da música à ciência, desporto, cinema, artes plásticas… A capa tornou-se um ícone do design, uma crítica reflexiva, assente na relação íntima entre música e imagem. 

Os alunos do 5.º, 6.º e 7.º ano do Projeto Performance dos Salesianos do Porto, a cargo dos professores Liliana Moreira, Marcelo Andrade e Susana Lima, reinterpretaram a capa do disco, mas com figuras históricas portuguesas. Investigaram a vida, obra e características físicas de alguns notáveis, e construíram adereços que representam essas personalidades.

Durante o confinamento, registaram o trabalho em vídeo, que pode ser visto na página do facebook dos Salesianos do Porto e fizeram também uma nova versão da capa.

Artigos Relacionados