Salesianos do Porto: Alunos “adotam um Avô”

A Comissão Social da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto, criou o projeto “Adota um Avô”. Os Salesianos do Porto aderiram à iniciativa com todo o carinho.

Assim, no passado mês de dezembro, os alunos do 1.º, 2.º e 5.º anos dos Salesianos do Porto escreveram um postal de Natal e construíram um presépio, para os idosos do Lar Senhor do Bonfim e Casa Maior. Por aquilo que nos contaram, a alegria foi imensa ao ler as mensagens de amor e esperança que os alunos escreveram. Mas a alegria maior estava reservada para o mês de janeiro, quando os alunos tiveram a resposta por parte dos idosos. Qual criança a desembrulhar o presente que tanto ansiava receber, o entusiasmo de cada um foi enorme ao ler as frases ternurosamente escritas pelos idosos.

Entretanto nesta Páscoa repetimos a iniciativa: desta vez foram os alunos do 3.º ano e do Pré-escolar que escreveram cartas e pintaram desenhos, enquanto os participantes na Escola Aberta fizeram pão-de-ló para adoçar a Páscoa dos idosos.

Este projeto é uma mais valia para ambas as partes, sobretudo por estarmos a educar para a inclusão, para a valorização dos mais velhos, do carinho e do afeto intergeracionais.

Estamos ansiosos que a pandemia acabe para podermos, para além das cartas, conhecer e abraçar estes nossos novos amigos. Um agradecimento especial à Dr.ª Sílvia Fidalgo e Dr.ª Cristiana Nascimento, que desde a primeira hora aceitaram o nosso desafio, bem como às professoras e alunos dos Salesianos do Porto que carinhosamente abraçaram o projeto.

Artigos Relacionados