Salesianos de Turim inauguram residência para jovens

Foi inaugurada no dia 1 de fevereiro a segunda unidade residencial do programa “Questa è la mia casa” (“Esta é a minha casa”) dos Salesianos de Turim.

A nova casa de acolhimento residencial temporária para jovens maiores de idade faz parte do programa de habitação social italiano de resposta à realidade dos jovens vulneráveis e dos migrantes menores na Europa, e destina-se a acolher os jovens necessitados italianos e estrangeiros.

Esta segunda unidade residencial foi concretizada pelos Salesianos com a contribuição de um benfeitor, para oferecer uma solução a jovens universitários ou trabalhadores, italianos e estrangeiros, que, na sua caminhada à independência, necessitam de uma residência temporária. Os espaços foram reestruturados e incluem também as instalações da Cáritas e um apartamento anexo com capacidade para sete jovens.

A nova estrutura completa a comunidade habitacional, aberta na mesma obra em outubro de 2016, em que foram acolhidos 12 menores estrangeiros desacompanhados, confiados aos salesianos pela Secretaria de Menores Estrangeiros da cidade de Turim.

Os Salesianos do Oratório São Paulo trabalham desde 2016 com a Secretaria de Menores de Turim para acolher e proporcionar projetos educativos, formação profissional e integração no mercado de trabalho.

Na inauguração participaram as autoridades civis envolvidas e salesianos, que terminou com o tradicional corte da fita, uma visita aos ambientes e um momento de convívio.

Artigos Relacionados