Atividades da Paróquia de São José de Setúbal

Salesianos de Setúbal: Paróquia de S. José orante e fraterna

Ao longo destes últimos meses de confinamento que temos vivido, os ritmos e práticas pastorais construídos ao longo de gerações pareciam ter sofrido alguns abalos. No entanto, como comunidade cristã, neste segundo grande confinamento, a palavra entre nós tem sido a Esperança.

Passando, assim, da suposta “opressão” da reclusão em casa a um estado de confiança e de “mangas arregaçadas”. Desta forma, temos optado na paróquia de S. José, por concentrar a nossa Esperança em duas vertentes indispensáveis: na oração e na fraternidade.

Com os meios de que dispomos atualmente, sendo que uma boa parte em formato online, temos partilhado momentos importantes de comunhão espiritual com vivência das Eucaristias, da Oração do Terço, da Via-sacra, Oração pessoal em cadeia, de atividades formativas com as crianças, adolescentes, jovens e famílias. A particularidade de se poder interagir na vida uns dos outros com proximidade, permite que sintamos a graça dos irmãos mais presentes e interventivos nas nossas vidas.

A segunda vertente fundamental, o sentido de fraternidade, tem cuidado dos mais isolados, doentes e desprotegidos. Algumas ações caritativas têm tido algum relevo, nomeadamente no acompanhamento próximo e interessado sobre as situações particulares. Assim como o cuidado por quem se sente mais incapacitado na sua subsistência. Potenciando-se alguns gestos e ações concretas de auxílio a vários níveis: alimentar, saúde, espiritual, psicológico, etc.

A comunidade paroquial de S. José vive a experiência do Senhor dentro de si, na alegria da comunhão e no serviço, procurando cuidar mais a sua fortaleza missionária.

Artigos Relacionados