Salesianos de Mogofores: combater a violência e o “bullying”

Ação procurou inspirar, apoiar e encorajar os jovens a superarem e a contornarem as dificuldades. 

Numa altura em que a abertura de muitos noticiários é feita com relatos de violência contra a humanidade, violência nas escolas contra professores e contra alunos, importa referir a importância de todos e cada um de nós no combate a este problema.

Para nós, Salesianos de Mogofores, não há um dia ou um mês para sinalizar e prevenir. A violência, o bullying e o cyberbullying devem ser combatidos todos os dias em todos os lugares, na sala de aula, no pátio, na cantina, no bar, em casa, na rua.

É neste sentido que o Plano de Saúde Escolar é elaborado tendo como objetivo primeiro a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco. Neste primeiro período, a nossa Missão é a saúde: saúde mental, saúde alimentar, a luta contra o bullying, cyberbullying e as dependências. Assim, em articulação com diversas disciplinas, e numa perspetiva vertical, levámos os estudantes do 5.º até ao nível do secundário a contribuir para uma reflexão conjunta que tomou várias expressões divulgadas na nossa comunidade.

Todas estas ações culminaram na palestra “Se podes sonhar, podes concretizar” no dia 14 de outubro. Os palestrantes Tiago Castro e Marine Antunes procuraram inspirar, apoiar e encorajar os jovens a superarem e a contornarem as dificuldades que possam surgir, dando-lhes dois exemplos reais de concretização pessoal. 

Artigos Relacionados