Salesianos de Mogofores assinalam Semana da União Europeia e da Fraternidade

Na celebração da Semana da União Europeia e da Fraternidade, o Colégio Salesiano de Mogofores investiu em três dias de actividades culturais. O ritmo escolar não sofreu grandes alterações, pelo que esta celebração alcançou os intuitos pretendidos: enriquecer culturalmente todos os elementos do Colégio, sobretudo aprendentes, professores e auxiliares de educação.

O programa de três dias, entre 10 e 12 de maio, dedicados a atividades culturais incluiu no primeiro dia a conferência “Portugal e a UE: integração ou dependência?” pelo Doutor João Paulo Avelãs Nunes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, para os alunos do 9.º ano e Ensino Secundário.

Na terça feira, 11 de maio, a escola organizou um peddy-paper sobre a União Europeia.

Na quarta-feira, 12 de maio, o Conselheiro da Presidência da Comissão Europeia e investigador da Universidade de Oxford, Doutor Luis Viegas Cardoso, apresentou a conferência sobre “A Europa como Projeto de Nações”, proferida para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Simultaneamente, decorreu a conferência “S. João Bosco: um educador da Europa”, proferida pelo Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira da Fonseca, e destinada ao 2.º Ciclo de Ensino Básico.

A terminar o ciclo de conferências do dia, a Doutora Maria José Azevedo, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Frei Bruno Peixoto, OFM, falaram sobre “Francisco e Clara, duas Regras, um Carisma”. Para remate final, Frei Bruno Peixoto apresentou “Francisco o amigo da natureza e o construtor da fraternidade”.

Esta celebração da Comunidade Europeia teve ainda a Solene Eucaristia, presidida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça, na manhã do dia 12. A participação empenhada da comunidade educativa, o clima de festa que justamente se criou, é bem a prova da importância deste acontecimento que a todos muito culturalmente enriqueceu.

Leia também  Mindelo, Cabo Verde: Missão Acreditar

Artigos Relacionados