Salesianos de Lisboa retomam atividades de catequese não presenciais

Os Salesianos de Lisboa retomaram durante esta semana as atividades de catequese que possibilitam a cerca de 800 crianças e jovens aprofundar o conhecimento e fazer experiência de Jesus. Com a enorme disponibilidade dos catequistas foi possível implementar um plano de catequese à distância que permita que este contacto não se perca.

Na comunicação enviada às famílias o Pe. Luís Almeida, coordenador de Pastoral da escola, referia que “catequese não é um percurso que necessite de cumprir etapas. É um caminho de crescimento na fé, no conhecimento e no amor do Senhor Jesus que acompanha a pessoa em todas as fases da sua vida. Queremos que esta proposta de continuar a catequese num formato à distância possa envolver também as famílias, como primeiros catequistas e testemunhas na fé, para que ajudem os catequizandos no seu caminho catequético”.

Neste sentido, e com propostas adaptadas às diferentes faixas etárias, os catequistas (re)começam a reunir os seus grupos. No caso dos catequizandos do 7.º, 8.º e 9.º anos, esta reunião dinamiza-se através da plataforma virtual já usada para as aulas, num formato mais curto que segue a exploração de um tema, seguido de partilha em grupo e oração. Para os mais pequenos, a catequese assentará numa proposta de encontro familiar pautada pela oração e por atividades práticas, sobretudo orientadas pelos pais, que permitirão descobrir como Jesus se faz presente e continua a acompanhar o nosso caminho mesmo nas situações difíceis.

Com este modelo de catequese à distância é dada continuidade ao caminho iniciado este ano, utilizando para tal todos os recursos e a criatividade que os evangelizadores dos jovens bem sabem usar.

Artigos Relacionados