Parlamento dos Jovens

Salesianos de Évora vencem Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Decorreu no dia 16 de março, por videoconferência, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude do Alentejo. Alunos e propostas dos Salesianos de Évora vão à Sessão Nacional na Assembleia da República em junho.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário criado há 26 anos com o objetivo de dar a conhecer aos jovens a AR, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do parlamento, órgão que representa todos os cidadãos, educar para a cidadania, promover os valores da democracia, incentivar a reflexão e a participação cívica e política dos alunos, e estimular as competências expressivas, comunicativas, argumentativas e de liderança dos jovens.

A “Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade” foi o tema escolhido para a edição 2019/20, suspensa em março do ano passado devido à pandemia e retomada no início do mês de março com as Sessões Distritais através de videoconferência.

Os Salesianos de Évora fizeram-se representar nesta atividade pelos alunos Iassemina Kavvadia, como Secretária da Mesa da Sessão Distrital, Catarina Oliveira, Manuel Teigão, Miguel Rodrigues e Sofia Marques, na qualidade de deputados eleitos na Sessão Escolar realizada no colégio em janeiro de 2020.

A Sessão Distrital contou com a presença de sete escolas do distrito num total de 28 deputados, e as boas-vindas estiveram a cargo do deputado do círculo de Évora, João Oliveira, que respondeu às várias questões colocadas pelos jovens deputados.

Posteriormente, passou-se à fase da discussão dos Projetos de Recomendação e Exposição de Motivos, onde constavam as três medidas aprovadas por cada escola na sua Sessão Escolar. Nesta fase, os deputados do Colégio tiveram uma prestação notável, tendo a porta-voz dos Salesianos de Évora, Catarina Oliveira, evidenciado elevadas competências argumentativas, persuasivas e de liderança. Seguidamente, procedeu-se à fase das votações, com a eleição das três medidas apresentadas pelos nossos deputados que foram aprovadas para serem as medidas a apresentar na Sessão Nacional nos próximos dias 14 e 15 de junho na Assembleia da República.

Leia também  Salesianos do Porto: Uma rede que apoia crianças e jovens vulneráveis

Os Salesianos de Évora elegeram dois deputados para a Sessão Nacional, Manuel Teigão e Catarina Oliveira, tendo ainda esta última sido eleita porta-voz dos deputados do distrito de Évora. É de salientar que também a aluna Sofia Marques estará na Sessão Nacional, não na qualidade de deputada, mas como jornalista/repórter. A comitiva dos Salesianos de Évora que estará na Assembleia da República no mês de junho inclui ainda o professor coordenador Jaime Carvalho. Sob a coordenação do professor Jaime Carvalho, os Salesianos de Évora participam anualmente desde o ano letivo 2017/2018 nesta atividade do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário. Esta foi a primeira vez que o Colégio elegeu deputados a nível nacional.

Artigos Relacionados