Salesianos de Angola homenageados com o “Prémio Manuel António da Mota”

Os Salesianos de Angola receberam uma Menção Honrosa do Prémio Manuel António da Mota, numa cerimónia em Luanda, no dia 8 de março, na presença do Presidente da República de Angola, João Lourenço, e do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A primeira-dama angolana, Ana Dias Lourenço, entregou o prémio ao Padre Manuel Ordoñez Roman, Provincial da Visitadoria Salesiana de Angola. Os representantes da Fundação Manuel António da Mota lembraram que os Salesianos de Dom Bosco começaram a sua atividade em Angola em 1981 e o prémio é um reconhecimento pela sua dedicação aos angolanos e à causa dos grupos desfavorecidos.

O Prémio Manuel António da Mota, que distingue há vários anos o trabalho de instituições das áreas da saúde e da educação em Portugal, passará a ter uma edição em Angola a partir do próximo ano com o nome “Prémio Manuel António da Mota – Uma vida por Angola”. O presidente do conselho diretivo da fundação justificou a escolha de Angola para a criação deste prémio à ligação de Manuel António da Mota ao país e ao início do seu negócio há 73 anos.

A Fundação Manuel António da Mota é uma derivação do Grupo Mota-Engil, presente em 22 países na Europa, África e América. A fundação, criada em Portugal, visa promover e apoiar iniciativas sociais e culturais e representa, assim, um importante instrumento da política de responsabilidade social das empresas do Grupo Mota-Engil.

A cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da República de Angola, Bornito de Sousa, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, de vários parlamentares, ministros, personalidades e empresários angolanos e portugueses, assim como vários membros da fundação e da empresa Mota-Engil.

Leia também  Pe. Serafino Chiesa: “Investi muito nos jovens e, agora, em Kami, colho os meus frutos”

Fotografia: Rui Ochoa/Presidência da República

Publicado no Boletim Salesiano nº 574 de Maio/Junho de 2019

Artigos Relacionados