Os Salesianos da Venezuela enviaram, recentemente, uma mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS). Num contexto de desafios sociais, como aqueles que se vivem na Venezuela, o texto desafia os jovens a descobrirem, no MJS, um lugar si: “Quero falar-vos do Movimento Juvenil Salesiano. É um lugar para ti, jovem, que te sentes sozinho”, pode ler-se.
Reconhecendo a solidão juvenil global, a mensagem propõe um caminho concreto: “Não se trata de voltar ao passado, mas de descobrir um caminho que te dê sentido. Um caminho que te leva a sonhar em grande”. Ao longo desse caminho, que não se faz sozinho – “e nesse caminho, encontrarás amigos que caminham contigo, não para te julgar, mas para te levantar.” -, os jovens são ainda desafiados a “sonhar em grande”, tal como D. Bosco fez: “Como D. Bosco, atreve-te a sonhar em grande. Os sonhos não são contos de fadas: eles são (…) uma bússola que te guia”.
Esta mensagem nasce da experiência direta de tantos educadores que, na Venezuela, lidam com jovens em contextos muito difíceis.









