Salesianos da Província reúnem em Assembleia de Irmãos

“Para um futuro de esperança” foi sol que iluminou a Assembleia Geral de Irmãos, em boa hora convocada pelo Provincial, Pe. Tarcízio Morais, em carta de 14 de novembro de 2023. A adesão verificou-se no grande número de participantes, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023, no Seminário de Leiria.

A finalidade estava indicada: definição e construção do Projeto Orgânico Provincial (POI) e posteriormente do Projeto Educativo Pastoral Salesiano Provincial (PEPS). Para isso foi necessário trabalhar para os seguintes objetivos: refletir e ouvir as preocupações sobre a vida consagrada na Província; escutar, dialogar, construir juntos o futuro de esperança para a Província em Portugal e Cabo Verde; estabelecer as linhas orientadoras e os conteúdos importantes para a elaboração do POI e do PEPS.

Salesianos da Província reúnem em Assembleia de Irmãos

Os trabalhos iniciaram com o Retiro Trimestral durante toda a manhã do dia 1 de dezembro. Um dos momentos altos foi a conferência “para um futuro de esperança”, proferida pelo Pe. Tarcízio Morais. Os conteúdos da conferência foram atuais e pertinentes. Abarcaram conteúdos e reflexões à luz do contexto dos desafios atuais colocadas às comunidades consagradas salesianas e à missão juvenil e popular. Estiveram presentes 56 irmãos de todas as comunidades da Província de Cabo Verde ao Funchal.

O Pe. João Chaves conduziu os trabalhos da Assembleia de Irmãos utilizando aplicativos comunicacionais digitais amigos de uma ecologia integral, reduzindo a utilização do papel e agilizando os trabalhos de grupo e macro.  Apresentou em primeiro lugar o trabalho iniciado pelo Conselho Provincial e pelos diretores e coordenou os trabalhos dos seis grupos iniciais e dos cinco finais, tendo em conta uma melhor eficiência e conhecimento dos itens a serem aprofundados em grupos de trabalho. Na apresentação em assembleia recolheram-se ainda algumas contribuições dos Irmãos.

Os trabalhos foram permeados e fertilizados com momentos de oração de laudes e vésperas, celebração da Eucaristia e convívio fraterno.

Leia também  Primeira expedição missionária salesiana

O Pe. Provincial conclui os trabalhos agradecendo a presença de todos e desafiando os Irmãos e todos os salesianos a “arregaçar as mangas”, tendo em conta o ingente trabalho futuro que não deve fazer temer. Um desafio à esperança, à confiança nos salesianos e confiando-os a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora, Mestra e Guia. Nesse sentido, concluíram-se os trabalhos rezando uma Ave Maria que recorda Dom Bosco, Valdocco e coloca já a Comunidade Provincial em Capítulo Geral 29.

Salesianos da Província reúnem em Assembleia de Irmãos

Artigos Relacionados