Salesianos celebram Festa da Comunidade Provincial 

A presença salesiana do Porto recebeu a Festa da Comunidade Provincial deste ano. 

Neste ano de 2022, do IV centenário da morte de São Francisco de Sales, foi escolhida a Comunidade Salesiana do Porto para, no dia 11 de junho, acolher a celebração da Festa da Comunidade Provincial que acontece anualmente para, em espírito de família e com alguns convidados, homenagear o Provincial em agradecimento da sua entrega e do seu serviço de autoridade e para celebrar os aniversários de vida religiosa e sacerdotal dos salesianos.  

Conferencista e assistência 
Animadores do Centro Juvenil 

Os aniversariantes deste ano, a saber, foram o Pe. Daniel Geraldes, pelas bodas de Platina de Primeira Profissão e de Diamante de Ordenação Sacerdotal, e o Diácono Joaquim Antunes pelas bodas de Diamante de Primeira Profissão. 

Concelebração Eucarística, na Capela do Colégio, presidida pelo Provincial, Pe. José Aníbal  
Cinco jovens salesianos, estudantes de Teologia, recebem o ministério do Acolitado 
Almoço de confraternização e cântico de parabéns aos festejados 

A juntar a estas efemérides, celebrámos também a instituição no ministério do acolitado dos irmãos Abreu Ngowa, Daniel Kaliquita, Eduardo Viega, Francisco Chimuco e Jacob Culembe.  

A celebração deste dia começou com uma sessão formativa onde o Prof. Dr. Luís Amaral, com enorme destreza, relacionou as figuras do Pe. Baltazar Guedes, São João Bosco e o venerável Pe. Américo de Aguiar no seu empenho pela juventude mais carenciada, cada qual no seu específico contexto histórico, sociocultural e eclesial.  

Seguiu-se Eucaristia com a singular instituição do acolitado dos irmãos acima referidos e onde se fez referência à conversão e ao empenho evangelizador do apóstolo São Barnabé, neste que era o seu dia litúrgico.   

Da parte de tarde houve um momento de alegre confraternização com a apresentação de algumas músicas, poemas e discursos e com a entrega de recordações aos homenageados deste dia. Neste sentido, até o Pe. Daniel, que devido à sua condição de saúde não pôde estar connosco, fez-se presente através da gravação de um vídeo.

Leia também  Alunas dos Salesianos de Mogofores conquistam 1.º lugar no 2.º e 3.º Ciclos no Concurso Intermunicipal de Leitura
Diác. Joaquim Antunes agradecendo a medalha das Bodas de Diamante de Primeira Profissão 
Pe. Manuel Mendes, diretor, recebe as medalhas de Platina e de Diamante, respetivamente de Primeira Profissão e de Ordenação Sacerdotal, em nome do Pe. Daniel Geraldes
Pe. João Chaves agradecendo ao Provincial o trabalho realizado em favor da Família Salesiana 
O Provincial encerrou a sessão 

Artigos Relacionados