Salesiano Pe. Mauro Mantovani nomeado Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana

O Pe. Mauro Mantovani, antigo Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana e atual Decano da Faculdade de Filosofia da UPS, foi nomeado Prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 14 de fevereiro.

O Pe. Mantovani vai suceder ao Monsenhor Cesare Pasini na direção de uma das mais antigas instituições do Vaticano, a Biblioteca Apostólica, com seis séculos de história. Atualmente, a Biblioteca do Vaticano conserva mais de 180.000 manuscritos (incluindo unidades de arquivo), 1.600.000 livros impressos, cerca de 9.000 incunábulos, mais de 300.000 moedas e medalhas, mais de 150.000 impressões, milhares de desenhos e gravuras e mais de 200.000 fotografias.

O Pe. Mantovani nasceu a 3 de janeiro de 1966 em Moncalieri, na região italiana do Piemonte. Fez o noviciado na obra salesiana “Monteoliveto”, de Pinerolo, e emitiu os primeiros votos na Sociedade Salesiana a 8 de setembro de 1986. Feitos os votos perpétuos em Castelnuovo Don Bosco, a 27 de setembro de 1992, foi ordenado sacerdote a 12 de setembro de 1994, em Turim.

O seu currículo académico inclui a Licenciatura em Filosofia na Universidade de Roma Tor Vergata (1995); Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia na seção de Turim e Licenciatura em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia Salesiana; Doutoramento em Filosofia e Letras na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha (2006); e Doutoramento em Teologia Tomista na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino – “Angelicum”, em Roma (2011).

Desde 2007, é Professor Titular da UPS, de Roma, com pesquisas e publicações sobre teologia filosófica, filosofia da história, propedêutica filosófica e vários temas fronteiriços entre teologia, filosofia e ciência. Na UPS, exerceu os cargos de Reitor da Faculdade de Filosofia, Reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social, Vice-Reitor e Reitor Magnífico, tendo ocupado o cargo durante dois mandatos, entre 2015 e 2021.

Leia também  Peru: Colégio salesiano contribui para o desenvolvimento local de Monte Salvado, Cusco

Em 2016 foi nomeado Presidente da Conferência dos Reitores das Universidades Pontifícias Romanas e atualmente é membro da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino e do Comité Científico da Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.

Artigos Relacionados