Casa Santa Ana

Salesianas de Setúbal: Uma Casa que é Escola e uma Escola que é Casa!

A Casa Santa Ana é desde 1947 uma referência educativa salesiana na cidade de Setúbal. Nasceu como resposta às necessidades das jovens mais desprotegidas, num tempo em que a instrução não contemplava todos igualmente. Uma Casa que é Escola e uma Escola que é Casa!

A casa da Dona Ana Gamito foi o berço desta missão que se foi alargando. Artes manuais, jogos, catequese e a partilha da vida feita em espírito de família, abriu portas a outras exigências educativas que fizeram sonhar mais. A escola foi resposta e o espírito dos fundadores garantiu que pela familiaridade chegássemos ao coração e por aí à educação integral da pessoa.

Hoje a Casa Santa Ana continua a ser um lugar da realização do sonho de D. Bosco, sendo casa para cerca de 30 meninas e escola para mais de 200 alunos, com os quase 50 colaboradores que vivem esta missão.

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento, tutelada pela Segurança Social, promove e protege as crianças e jovens em risco, entre os 4 e os 25 anos. As irmãs, as técnicas e ajudantes de ação direta vivem o “serviço do cuidado” de dia e de noite. Procuram ser pessoas de referência para quem já fez a experiência dolorosa do abandono e da negligência, ajudando-as a conhecer-se e a acreditar no melhor de si próprias. As equipas de direção e animação da CASA procuram assegurar-lhes a motivação ao sucesso escolar e um leque de atividades que as ajudem a desenvolver as suas capacidades. Os encontros formativos possibilitam o contacto com testemunhos de vida que falam de resiliência, trabalho, coragem e amor, sendo propostas de formação humana e espiritual bem acolhidas. A boa-noite, as festas e celebrações são contactos privilegiados com a comunidade religiosa que unem vozes e corações apontando para Jesus.

Leia também  Salesianos de Espanha assinalam Dia Internacional do Voluntariado

“Na casa os testemunhos de vida que falam de resiliência, de trabalho, de coragem e de amor são humana e espiritualmente bem acolhidos”.

Escola

A Escola, tutelada pelo Ministério da Educação, procura garantir um ensino integral e de qualidade, que para além das letras e números, ensina a ler as emoções e a agir de forma aberta aos outros e ao Outro. As artes e o desporto marcam presença na sala e no amplo pátio, as festas cheias de criatividade, poesia, dança e música, foram e são uma nota relevante desta missão e momentos de interação com as famílias. A experiência educativa vive-se na sala de aula e continua no pátio com professores, auxiliares e irmãs que cuidam e acompanham os alunos no espaço da brincadeira livre e despreocupada. Jogos, conversas, teatrinhos, danças e breves visitas à Capela são constantes nos recreios.

Também a solidariedade é caraterística desta Escola, que acolhe todas as crianças da Casa de Acolhimento dos seus níveis de ensino e promove várias campanhas de ajuda aos que mais precisam.

Casa Santa Ana

A Casa tem ainda a mais-valia da quinta, lugar lúdico-pedagógico aberto aos alunos, meninas e antigos alunos, assíduos ao Centro Juvenil que acontece ao sábado à tarde.

A comunidade da Casa Santa Ana procura garantir a unidade e comunhão entre a diversificada missão desta presença. Vive a bonita missão de ser sinal e expressão do amor preveniente de Deus junto dos colaboradores, crianças, jovens e respetivas famílias.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 601 de janeiro/fevereiro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa. Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados