“Salesian Missions”: Juntos por milhões de crianças em todo o mundo

A “Salesian Missions”, procuradoria missionária salesiana norte-americana, completa 75 anos. Um jubileu que celebra as crianças, as famílias e as comunidades apoiadas pelos salesianos em todo o mundo com a generosidade dos benfeitores.

A história da organização não-governamental salesiana “Salesian Missions”, dos Estados Unidos da América, começou em 1947 quando o sacerdote salesiano James O’Loughlen decidiu divulgar o trabalho dos salesianos desenvolvido em todo o mundo esperando assim recolher ajudas para financiar as missões. Em 1959 um gigante impulso foi dado nesse trabalho quando assumiu a direção outro salesiano, Pe. Edward Cappelletti. No seu pequeno escritório na cave da Casa Provincial em New Rochelle, Nova Iorque, compilou, com ajuda de cinco datilógrafos, milhares de nomes com apelidos italianos, irlandeses e hispânicos a partir das listas telefónicas locais. Entendeu que seriam provavelmente católicos e, por isso, potenciais benfeitores. Ao longo dos anos a lista foi crescendo até aos milhões de nomes. Nos 37 anos que esteve à frente da “Salesian Missions”, o Pe. Cappelletti pôde ver o crescimento da organização e do número de benfeitores.

Pe. Gus Baek com crianças de uma escola

O legado do Pe. Cappelletti continua a inspirar o trabalho da organização e dos seus sucessores. Há três anos responsável pelas “Salesian Missions”, o Pe. Gus Baek descreve com orgulho o trabalho da ONG. “Os resultados são realmente incalculáveis. E, mais importante, são significativos e transformadores para todos os envolvidos. Desde que assumi esta função, há três anos, ouvi depoimentos sobre muitas crianças e adultos, cujos nomes sempre lembrarei. Estas pessoas estão a construir um futuro melhor para todos, graças à educação, formação, apoio social e assistência de que precisavam, que nunca teriam conseguido alcançar sozinhos”.

Durante os últimos 75 anos, a ONG salesiana teve um impacto notável para as crianças e famílias mais pobres, mais desprotegidas e mais vulneráveis. Até à data, mais de três milhões de crianças foram ajudadas por programas salesianos em mais de 130 países em todo o mundo. Embora o foco principal da ação salesiana seja a educação, a “Salesian Missions” ajuda a financiar muitos outros projetos específicos, articulando com ONG’s salesianas locais: alimentação, transporte escolar, acolhimento para crianças da rua, assistência médica, instalações sanitárias, abastecimento de água, apoio a refugiados, infraestruturas e muitos outros.

Leia também  Salesianos festejam Dom Bosco

A “Salesian Missions” goza de uma reputação reconhecida mundialmente por ter programas e serviços eficazes que dão às crianças, famílias e comunidades uma oportunidade de lutar contra a pobreza, empenhando-se em assegurar aos benfeitores que os seus donativos são usados de forma inteligente onde a necessidade é maior. “Fazemos render cada dólar para um impacto máximo e temos orgulho em dizer que mais de 79% das nossas despesas operacionais totais vão diretamente para programas e serviços de missão que beneficiam aqueles que confiam em nós para obter ajuda. A confiança na nossa gestão dos contributos filantrópicos é primordial”, explica o Pe. Gus Baek. “Em 2020 ajudámos 67 Províncias Salesianas, com um total de 8,5 milhões de dólares destinados a mais de 100 projetos. Fazemos isto há 75 anos, durante os quais angariámos mais de 637 milhões de dólares”, resume. A maior parte dos fundos são donativos individuais de cidadãos americanos e são recolhidos através do contacto direto por correio com os benfeitores e donativos feitos online. Grupos e organizações, tais como escolas, grupos, fundações, agências privadas e empresas são responsáveis pela parte restante do financiamento privado. Para além deste financiamento, a “Salesian Missions” conta com várias parcerias com outras organizações não-governamentais, fundações privadas e ajudas estatais através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

No site www.salesianmissions.org/projects é mantida uma lista atualizada de todos os projetos em curso.

Fotografias Hannah Gregory/Salesian Missions USA, Texto adaptado de ANS e Salesian Missions USA

Publicado no Boletim Salesiano n.º 591 de março/abril de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados