Roma: Salesianos no Sínodo

Dezasseis Salesianos participaram no Sínodo dos Bispos com o tema “Juventude, fé e discernimento vocacional”. Entre eles, D. Joaquim Augusto da Silva Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.

D. Raul Biord Castillo, SDB, bispo de La Guaira (Venezuela) definiu o Sínodo dos Bispos – que decorreu no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018 com o tema “Juventude, fé e discernimento vocacional” – como “um sínodo com sabor salesiano”. O tema escolhido diz respeito ao acompanhamento pastoral dos jovens, raiz do carisma salesiano; e a ampla representatividade de Salesianos, 16, selecionados para participar nesta importante assembleia eclesial.

Entre os padres sinodais está, em primeiro lugar, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, eleito pela União dos Superiores Gerais; e com compromissos especiais, nomeados diretamente pelo Papa, o Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangon (Mianmar), que foi um dos quatro Presidentes Delegados, e o Pe. Rossano Sala, um dos dois Secretários Especiais do Sínodo.

Para além destes, oito Bispos salesianos, eleitos pelas respetivas conferências episcopais, participaram no Sínodo: D. Roberto Bergamaschi, Vigário Apostólico de Awasa (Etiópia); D. Miguel Angel Nguema Bee, Bispo de Ebebiyin (Guiné Equatorial); D. Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo de Jaboticabal (Brasil); D. Patrício Buzon, Bispo de Bacolod (Filipinas); D. Virgílio do Carmo da Silva, Bispo de Díli (Timor Leste); D. Stefan Oster, Bispo de Passau (Alemanha); D. Pedro Baquero, Bispo de Kerema (Papua Nova Guiné) e D. Joaquim Augusto da Silva Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.

Entre os membros de nomeação pontifícia estão o Cardeal salesiano Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevidéu (Uruguai); e D. Luc Van Looy, Bispo de Gante (Bélgica).

Leia também  Mensagem do Reitor-Mor ao jovens por ocasião da Festa de D. Bosco (2014)

Como membro do Conselho Ordinário, participa também o Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras).

Por fim, participando como colaboradores do Secretário Especial do Sínodo também o Pe. Andrea Bozzolo, professor de Teologia Dogmática na secção de Turim da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana, e o Pe. Renato de Guzman, catequista responsável do Gabinete para a Pastoral do Centro Dom Bosco das Filipinas.

Da Família Salesiana participaram também, como ouvintes, as Filhas de Maria Auxiliadora Ir. Lucy Muthoni Nderi, operadora pastoral para os jovens em dificuldade no Quénia, e Ir. Alessandra Smerilli, professora de Economia na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium.

Uma participação tão numerosa de salesianos num Sínodo sobre os jovens favorecerá certamente a difusão das boas práticas salesianas na Igreja e a assimilação das ideias e conclusões do Sínodo na Congregação Salesiana.

Fotografia: Vatican Media/ANS

Publicado no Boletim Salesiano n.º 571 de Novembro/Dezembro de 2018

Artigos Relacionados