“Ritorniamo a sognare”: novo livro apresenta propostas do Papa para o pós-pandemia

“Ritorniamo a sognare – La strada verso um futuro migliore” (“Voltemos a sonhar – o caminho para um futuro melhor”) é o título do recente livro do Papa Francisco, escrito com o seu biógrafo Austen Ivereigh, jornalista inglês e autor, entre outros, dos títulos “Francisco, o grande reformador” e “Como defender a Fé sem levantar a voz”.

Ivereigh explicou ao “L’Osservatore Romano” que a obra nasceu do confinamento, sugerido pelas imagens de 27 de março de 2020, quando “o Papa Francisco apareceu na praça de S. Pedro como um piloto na tempestade, para guiar a humanidade numa das suas noites mais escuras”. Da sequência de conversas realizadas no verão entre os dois, surgiu o texto que, num tom pessoal, evoca momentos de sofrimento da própria vida do Papa.

Com uma narrativa direta e poderosa, o Papa incentiva a agir e mostra como pessoas comuns, mesmo com diferenças, podem – juntas – descobrir possibilidades inesperadas. Durante a crise da Covid-19, o líder da Igreja Católica, e com ele milhões de fiéis em todo o mundo, percebeu a crueldade e a desigualdade do mundo de hoje de forma mais evidente do que nunca. Mas viu também a resiliência, a generosidade e a criatividade de tantas pessoas: uma constatação de que podemos resgatar a nossa sociedade, a nossa economia e o nosso planeta de inúmeras formas.

“Ritorniamo a sognare” traz uma análise do que esta crise nos pode ensinar sobre a maneira como lidamos com turbulências de qualquer tipo nas nossas vidas e no mundo. Esta pandemia – o Papa vê-a como a “hora da verdade” – oferece uma escolha, e cometeremos um grande erro se tudo voltar ao estado anterior a ela.

Francisco recorda também que o primeiro dever dos cristãos é servir os outros, seguindo o exemplo de Jesus, e apresenta um projeto inspirador e tangível para construir um mundo melhor para toda a humanidade, colocando os pobres, as comunidades marginalizadas e o planeta em primeiro lugar.

Leia também  Palavras Reencontradas | 7 | Jovem... e então?

A obra, publicada em dezembro, terá em breve edição em Portugal.

Artigos Relacionados