Reitor-Mor em Portugal: primeiro dia em Manique e Lisboa

Na manhã de sexta-feira, dia 16 de maio, o Pe. Ángel Artime foi recebido calorosamente na escola Salesianos de Manique, da Província Salesiana de Portugal e Cabo Verde, começando desta maneira a sua primeira visita internacional como 10.º sucessor de Dom Bosco.

O Reitor Maior estava acompanhado pelo seu secretário, Pe. Horacio Lopez, e pelo Provincial anfitrião, Pe. Artur Pereira.

Os 2 mil alunos desta escola, subsidiada pelo estado e fortemente inclusiva e multicultural, foram os primeiros de muitíssimos outros jovens que, pelo mundo fora, virão a saborear a presença, palavra e testemunho do Reitor Maior.

Essa manhã começou com a celebração da  Eucaristia da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, para toda a comunidade educativa, na qual os alunos finalistas se despediram da escola, dando graças a Deus pela educação recebida e pela segunda casa que aí encontraram. Seguiu-se uma singela e vibrante cerimónia de homenagem. 

O Pe. Angel manifestou-se muito sensibilizado pela atitude tão serena e alegre daqueles jovens e elogiou o exemplo de comunhão e colaboração que aí se verifica entre salesianos e leigos.

Nessa mesma obra, no sector dedicado aos salesianos doentes, Casa Artémides Zatti, o Reitor Maior deteve-se saudando cada irmão e deixando-lhes uma mensagem de reconhecimento.

A tarde foi passada em Lisboa. O Reitor Maior foi entrevistado pela Televisão Portuguesa para um programa católico, Ecclesia, e deu uma entrevista para o Boletim Salesiano.

Depois esteve reunido com o conselho provincial, com quem partilhou sua visão e experiência, deixando palavras de incentivo para que se continue o bom caminho empreendido até ao momento, que está muito em sintonia com as prioridade apontadas pelo CG27.

E assim se concluiu o primeiro dia da sua visita. No fim-de-semana o Reitor Maior estará em Fátima, para participar na 62.ª peregrinação da Família Salesiana àquele santuário mariano.

Artigos Relacionados